This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Guerra
3
min de leitura

Novo ataque em Gaza deixa 40 mortos após acordo entre Israel e Irã

Ataques atingem civis que buscavam ajuda humanitária; ONU chama sistema israelense de “armadilha mortal”

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/6/2025 16:29
Site: Amnesty

Horas depois de firmar um cessar-fogo com o Irã, o governo de Israel ordenou novos ataques à Faixa de Gaza. Pelo menos 40 palestinos morreram nesta terça-feira (24), segundo autoridades locais. 

A informação é da agência Reuters

Entre as vítimas, estão civis que esperavam comida em um centro de distribuição de ajuda.

No hospital Al-Awda, em Nuseirat, médicos confirmaram que 19 pessoas morreram e 146 ficaram feridas ao tentar acessar mantimentos oferecidos por uma fundação ligada aos Estados Unidos e protegida por Israel.

Tiros partiram de militares israelenses, afirmam testemunhas

Outras mortes ocorreram após bombardeios aéreos na Cidade de Gaza e na região sul de Khan Younis.

As Forças de Defesa de Israel disseram que investigam o caso, mas justificaram que combatentes do Hamas usam áreas residenciais para esconder armamentos. O grupo palestino nega.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A ONU criticou o sistema atual de entrega de ajuda em Gaza, comandado por Israel e intermediado pela Gaza Humanitarian Foundation (GHF).

Para o chefe da agência humanitária da ONU para a Palestina, Philippe Lazzarini, o modelo é uma “abominação” e coloca civis em risco.

Mesmo assim, Israel continua distribuindo panfletos em bairros do norte de Gaza, ordenando que os moradores abandonem suas casas e se dirijam ao sul. A movimentação pode indicar novos ataques.

Trégua sem paz

O cessar-fogo entre Israel e Irã foi anunciado por Donald Trump na segunda-feira (23). A medida gerou esperança entre os palestinos, que esperavam que Gaza também fosse incluída no acordo.

Enquanto isso, fontes próximas ao Hamas dizem que há novas tentativas de negociar um cessar-fogo direto com Israel. O grupo islâmico afirmou que aceita libertar os reféns restantes se houver acordo para encerrar a guerra e retirada total de tropas israelenses.

Tel Aviv, no entanto, exige o desarmamento completo do Hamas,condição que o grupo recusa.

Entenda a guerra de Israel

A guerra no oriente médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas

Buscando entender o que está por trás dessa guerra, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.

O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.

Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.

Assista agora e entenda

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais