Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
História
3
min de leitura

From the River to the Sea - entenda o significado da expressão e saiba mais sobre o filme da Brasil Paralelo

A expressão está relacionada a guerra em Israel. Saiba mais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/10/2024 18:34
Foto: protesto no Reino Unido. Mark Kerrison/In Pictures via Getty Images

A expressão "From the River to the Sea" (Do rio ao mar) refere-se ao território entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Sua fama cresceu após ser usada no contexto do conflito israelo-palestino, especialmente em protestos feitos por universitários nos EUA.

O termo completo é: "Frome the River to the Sea, Palestine will be free" (Do rio ao mar, a Palestina vai ser livre). 

A expressão surgiu no Oriente Médio com a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) para supostamente indicar o desejo dos palestinos de assegurarem seus direitos civis na região do Estado de Israel.

Historiadores como Robin D. G. Kelley afirmam que o significado original era pacífico.

Porém, em pouco tempo o significado de From the River to the Sea mudaria. A OLP foi considerada como um grupo terrorista após realizar sequestros, assassinatos de civis e explosões em Israel. A violência passou a ser justificada para criar a Palestina.

A expressão From the River to the Sea passou a ser pichada em muros no Oriente Médio, especialmente em Gaza. 

Segundo Einat Wilf, phD em ciência política e ex-parlamentar de Israel, em entrevista a Brasil Paralelo, a expressão significa o desejo de expulsar todos os judeus e os infiéis ao islamismo da região do atual Estado de Israel.

O Hamas é um dos principais grupos terroristas a usar o termo From the River to the Sea. A frase se opõe a uma solução de dois Estados, defendendo a existência apenas de um Estado islâmico.

Grupos ocidentais que apoiam o terrorismo usam frequentemente a expressão From the River to the Sea, como mostram as notícias do Portal da Brasil Paralelo:

O termo revela a disputa de narrativas de uma das maiores guerras da história moderna.  

O argumento da frase é real? O que está acontecendo no Oriente Médio por trás das lentes da mídia do Ocidente?

Para entender de fato o que está acontecendo, é preciso ouvir quem vive isso de perto. A Brasil Paralelo levou suas câmeras a Israel e Gaza para ouvir autoridades religiosas, professores, militares e civis, realizando uma investigação inédita sobre o assunto.

O que você vai encontrar neste artigo?

No dia 07 de outubro de 2024, o público terá imagens exclusivas acessadas pela Brasil Paralelo sobre um dos conflitos mais longevos da humanidade. 

Entrevistamos sobreviventes de atentados terroristas em Israel, vítimas em Gaza e até mesmo um ganhador do prêmio Nobel residente em Israel. Assista ao documentário para ter uma visão profunda e exclusiva sobre uma das maiores guerras da história moderna.

A data escolhida para o lançamento remete ao ataque terrorista em território israelense que matou milhares de civis e desencadeou um conflito que ainda está ocorrendo. 

A névoa ao redor da guerra em Israel - disputa de narrativas

A maioria dos entrevistados possuem um consenso sobre o conflito entre Israel e Palestina: o ocidente possui uma visão nebulosa sobre o que acontece no Oriente Médio. 

A relação entre as sociedades dessa região é complexa e não cabe nas simplificações políticas que são adotadas na visão de franceses, brasileiros ou americanos. 

Para analisar o Oriente Médio, é preciso ajustar a lente para a lógica da região. Por esse motivo, a Brasil Paralelo julgou como importante mobilizar a sua equipe para ir até o local e ouvir as pessoas que de fato vivem essa realidade.

Premiação internacional em Jerusalém

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais