Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
No evento, Fábio Bosco afirmou que “enquanto existir o Estado de Israel, nunca haverá paz”. Enfatizou ainda que a autoridade palestina tem de parar de fazer acordos de cooperação e de segurança com o Estado de Israel.
No dia 23 de setembro, um vídeo circulou na internet causando estarrecimento entre os que assistiam. A cena revela um evento em que um líder do partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) realiza um dicurso antissemita, defendendo a aniquilação do Estado de Israel. Ao longo da apresentação, é aplaudido por uma entusiasmada plateia.
Bosco ainda se referiu ao ataque como “resistência” e afirmou que o mesmo recolocou a Palestina na agenda internacional.
Fabio Bosco discursa em prol da aniquilação do Estado de Israel em 23 de setembro de 2024. Imagem: reprodução redes sociais.
Leia a declaração na íntegra:
"Eu queria deixar uma mensagem de solidariedade para vocês em nome do meu partido, o PSTU. Vocês sabem que o PSTU é uma organização de esquerda que não tem vergonha de dizer que está na mesma trincheira daqueles que fizeram o 7 de outubro, a resistência palestina liderada pelo Hamas que recolocou a causa palestina na agenda internacional.
Nós também somos a esquerda que acha que não tem solução de paz para o Oriente Médio, senão pôr fim ao Estado de Israel. Enquanto existir Estado de Israel nunca haverá paz. É por isso que a gente defende a Palestina livre do rio ao mar. Nós também somos aquela esquerda que faz cobrança para todo o lado, então toda vez que eu encontro um embaixador da Palestina eu sempre cobro ele que a Autoridade Palestina tem de parar os acordos de cooperação e de segurança com o Estado de Israel."
No documentário From the River to the Sea, em que a Brasil Paralelo realiza uma investigação profunda sobre o conflito e suas consequências, há o depoimento de um judeu que afirma que grupos antissemitas palestinos sempre deixaram clara sua intenção de aniquilar os judeus:
“Os palestinos sempre nos contaram o que queriam. Nós só não prestamos atenção”.
Quem é Fábio Bosco?
Um dos líderes e fundadores do PSTU, Fábio Bosco iniciou sua atuação política ainda no movimento estudantil, na década de 1980. Em 1994, colaborou para a fundação do partido.
É técnico de informática e funcionário público do Banco do Estado de São Paulo (Banespa).
Foi candidato a deputado estadual em 1998, mas ocupou o cargo somente em 2006, como suplente.
O PSTU é um partido que se posiciona à esquerda do espectro político brasileiro e tem como uma de suas principais bandeiras a promoção de uma sociedade socialista. Faz parte também da Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional (LIT-QI), uma organização trotskista internacional.