Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Michael Shellenberger aciona Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra Lula

Jornalista pediu uma Medida Cautelar contra o governo petista e disse que corre o risco de ser processado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/4/2024 19:28
Reprodução Tweeter Michael Shellenberger

Na tarde desta quinta-feira (25) o jornalista comunicou que acionou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) contra o governo Lula. Disse que a AGU e o STF estão censurando o discurso jurídico, tentando banir jornalistas e políticos das redes sociais.

Em sua conta no X, ele afirmou que fez um apelo especial a Pedro Vaca Villarreal, o Relator Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH. 

“Hoje estou reagindo. Apresentei um pedido formal de “Medida Cautelar” contra o governo brasileiro pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (“OEA”) cuja missão é promover e proteger direitos humanos no hemisfério americano.

Shellenberger disse ainda que seu caso é muito forte. Cita relatórios da PF e da AGU sugerem que ele está sob risco de ser processado criminalmente por publicar informações precisas e legais. 

Diz também que apesar de ser formalmente uma democracia, o Brasil não deveria ser mais considerado um país liberal. 

“A guerra à liberdade de expressão pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Presidente do Brasil @LulaOficial foi longe demais. Na melhor das hipóteses, o Brasil é uma “democracia iliberal”. Na pior das hipóteses, caminha para o totalitarismo.” - declarou. 

Finalizou pedindo à Organização dos Estados Americanos que impeça que o Brasil continue em direção ao totalitarismo

Entenda o Caso 

Ontem por volta das 22h pelo horário de Brasília, o jornalista Michael Shellenberger publicou em sua conta no X, antigo Twitter, que a AGU pediu ao STF que ele seja investigado.  Datado de ontem, o documento diz que o “Twitter Files Brazil” viola o sigilo imposto a documentos do STF, o que causaria interferência na investigação. 


No mesmo post em que divulgou o documento, o jornalista Michael Shellenberger teceu duras críticas a Lula e seu governo. 

“O Procurador-Geral do Brasil acaba de me acusar de um "provável" crime por publicar "Twitter Files - Brasil". É uma mentira monstruosa. Presidente @LulaOficial está me perseguindo porque expus a censura ilegal do governo. Vou lutar e vencer.”

Ele se disse ainda perseguido pelo governo. 

“Expusemos a censura criminal pelo Supremo Tribunal Federal e agora o presidente Lula está me perseguindo
MAIS: O Procurador-Geral do Brasil está tentando encerrar totalmente o X”

Chamou Lula de mentiroso e disse que o petista está transformando o Brasil em outra Cuba. Acusou ainda o governo brasileiro de espalhar desinformação fácil de desmascarar. Por fim chamou o documento de vergonha nacional.

Expressou ainda que está sendo perseguido pelo governo. Num vídeo publicado em sua conta no X, que Lula o está perseguindo por ter exposto a censura. 

“O governo do @LulaOficial está espalhando desinformação e teorias conspiratórias ridículas e fáceis de desmascarar, como eu fiz aqui:” - disse em sua conta no X 

Relatório do congresso americano

O documento foi divulgado uma semana depois de o congresso americano divulgar um relatório usando o Brasil como “Um estudo de caso sobre a liberdade de expressão”. A divulgação do relatório gerou críticas por parte do governo Lula

O relatório foi feito após a divulgação dos documentos citados pela AGU ao acusar criminalmente o jornalista. Os deputados usam o exemplo do Brasil para inquirir Joe Biden sobre como o governo está defendendo a liberdade de expressão no país. 

Confira a nossa reportagem completa sobre a denúncia da AGU clicando aqui. E para ficar por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo, assine o Resumo BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais