Assine por apenas R$ 7,90/mês
Últimas horas | Acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

O que a nova geração pensa sobre liberdade de expressão? Pesquisa mostra respostas preocupantes

Sua ação no final da matéria pode mudar esse cenário.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/2/2024 13:13
Imagem da capa: bokan76/Thinkstock.

O Pew Research Center, dos Estados Unidos, fez uma pesquisa para saber quais são as opiniões predominantes da sociedade sobre liberdade de expressão nas redes sociais.

Após analisar as opiniões da população em diversos segmentos possíveis, como sexo, etnia, idade e afinidades políticas, a pesquisa chegou em uma conclusão principal: a nova geração se preocupa mais com o respeito a sentimentos subjetivos do que a defesa da liberdade de expressão.

Segundo o instituto responsável pela pesquisa:

"A maioria dos adolescentes com idades entre 13 e 17 anos afirma que um ambiente online acolhedor e seguro é mais importante do que as pessoas serem capazes de expressar livremente o que pensam. 

Mais de 62% dos adolescentes defenderam a priorização dos sentimentos. 38% dos adolescentes defenderam a priorização da liberdade de expressão.

Adultos pensam diferente

A pesquisa mostrou que os americanos adultos pensam diferente. 57% dos entrevistados entre 18 e 29 anos afirmaram que é mais importante salvaguardar a liberdade de expressão.

Para eles, as pessoas lidam com o conteúdo ofensivo da internet de forma exagerada.

Brasil é considerado um país com baixa liberdade

No Brasil, a liberdade de expressão é deixada de lado, afirma um relatório do grupo Index produzido em parceria com a Liverpool John Moores University (LJMU). Analisando diversos países no mundo, a pesquisa considerou o Brasil com a nota 6 de 10.

A nota por categoria foi:

  • Liberdade acadêmica: 6 - Limitada;
  • Liberdade de expressão na internet: 4 - Parcialmente limitada;
  • Liberdade de imprensa e mídia: 7 - Parcialmente restrita.

Os dados usados pela pesquisa são uma compilação de diversas fontes, segundo o site do Index

As bases são: Índice de Liberdade de Imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras, projeto de pesquisa V-Dem, Comitê de Proteção aos Jornalistas, Observatório da UNESCO para jornalistas mortos, Index Global de Cibersegurança e NetBlocks Cost of Shutdown Tool.

Consequências do pensamento da nova geração

O pensamento da nova geração americana tem reverberado no Brasil. Diversos casos podem ser citados, mas alguns dos principais são: 

Diante desses casos, 44% dos brasileiros passaram a temer perseguições devido a suas opiniões, afirmou uma pesquisa feita pelo instituto SIVIS junto do instituto Jumppi. 

Se algo não for feito, sua opinião pode ser proibida. O conceito da liberdade de expressão tem sido deixado de lado.

O conhecimento da importância e da história da liberdade de expressão pode ser fundamental para que esse direito fundamental não seja perdido.

Apoie a defesa da liberdade de expressão

É possível mudar a cultura do Brasil. Assinando a Brasil Paralelo, você estará apoiando uma das maiores iniciativas nacionais em defesa da liberdade de expressão. Milhões de brasileiros já foram impactados pelas nossas produções, mas ainda é necessário alcançar muitos outros.

Produções como o Original BP Os Donos da Verdade ensinam a importância da liberdade de expressão para a sociedade e para o indivíduo. 

Os documentários da BP são os mais assistidos do Brasil, gerando efeitos significativos no país - saiba mais sobre a empresa.

Todos os recursos da empresa vêm de pessoas comuns que decidiram assinar a empresa para apoiar a missão e receber os benefícios do streaming da BP. Conquistando mais assinantes, a BP chegará a mais pessoas, iniciando um processo de mudança cultural.

Sendo membro assinante da Brasil Paralelo, você terá acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carson; Clube da Luta; O Patriota; The Chosen; Paulo, Apóstolo de Cristo e muito mais; 
  • Documentários Originais da BP, como Os Donos da Verdade, Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e muitos outros;
  • Programas exclusivos, como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Cartas na Mesa, Magna Carta, A Face Oculta e mais;
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais