O Brasil melhorou sua posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU e subiu no ranking global divulgado nesta terça-feira (6).
O país alcançou a 84ª posição entre 193 nações avaliadas, cinco posições acima do ranking anterior.
O índice brasileiro, referente aos dados de 2023, ficou em 0,786, o que classifica o país na faixa de "alto desenvolvimento humano".
Essa subida indica uma recuperação após a queda sofrida durante a pandemia de Covid-19, um fenômeno que também afetou outros países.
Apesar do avanço e da recuperação das perdas recentes, a posição do Brasil no ranking ainda revela desafios.
O país continua atrás de outras nações latino-americanas, como Peru, México e Colômbia, e também figura abaixo de países de outros continentes, como Irã e Bósnia-Herzegovina.
O relatório da ONU aponta ainda que, em nível global, o progresso no desenvolvimento humano desacelerou e não retornou ao ritmo projetado antes da pandemia.
Criado pela ONU em 1990, o índice surgiu como uma alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, buscando oferecer uma medida mais completa do desenvolvimento de um país, que não considerasse apenas a dimensão econômica.
As notas do IDH variam entre 0 e 1, quanto mais próximo de 1 melhor a avaliação do país.
O cálculo combina indicadores de três dimensões fundamentais: saúde, educação e renda.
A dimensão da saúde é avaliada pela expectativa de vida. A educação considera dois indicadores: a média de anos de escolaridade dos adultos e a expectativa de anos de escolaridade para as crianças que estão iniciando a vida escolar.
Já a dimensão da renda é medida pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, ajustada pela paridade do poder de compra (PPP) em dólar, para permitir comparações internacionais.
A combinação desses indicadores resulta no índice final, que busca refletir as oportunidades e a qualidade de vida média da população de cada país.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:
O resumo BP é uma newsletter gratuita.
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP