Organizações de esquerda, incluindo entidades brasileiras como a Fundação Perseu Abramo (FPA), ligada ao PT, e o MST, promoveram um curso de formação política em Havana, Cuba.
O evento foi realizado entre 27 de abril e 4 de maio de 2025, na Universidade Ñico López, uma instituição de formação de quadros do Partido Comunista Cubano.
O curso recebeu o nome “Formação Política: vinculação das forças políticas e dos movimentos sociais e populares”.
Foi anunciado como um espaço para analisar a dinâmica entre partidos e movimentos populares na América Latina, buscando articular lutas e comparar experiências regionais.
Além da Fundação Perseu Abramo e do MST, participaram organizações como o Foro de São Paulo, a ALBA Movimientos, a Marcha Mundial de Mujeres e a CLOC-Vía Campesina.
- O MST será foco do novo documentário da Brasil Paralelo MST: Terra prometida. Clique aqui e receba um alerta para não perder a estreia gratuita no dia 22 de maio.
O público-alvo incluía filiados do PT, membros da FPA, dirigentes políticos, parlamentares, militantes de ONGs, movimentos sociais e sindicais.
Informações sobre inscrição indicavam que o pagamento, feito presencialmente na universidade cubana, cobriria alojamento, alimentação e transporte local.
Apesar do objetivo declarado de promover um debate com "enfoque crítico", a escolha do local e da instituição anfitriã gerou questionamentos.



.webp)





.jpg)

.jpg)
.jpg)
















