Organizações de esquerda, incluindo entidades brasileiras como a Fundação Perseu Abramo (FPA), ligada ao PT, e o MST, promoveram um curso de formação política em Havana, Cuba.
O evento foi realizado entre 27 de abril e 4 de maio de 2025, na Universidade Ñico López, uma instituição de formação de quadros do Partido Comunista Cubano.
O curso recebeu o nome “Formação Política: vinculação das forças políticas e dos movimentos sociais e populares”.
Foi anunciado como um espaço para analisar a dinâmica entre partidos e movimentos populares na América Latina, buscando articular lutas e comparar experiências regionais.
Além da Fundação Perseu Abramo e do MST, participaram organizações como o Foro de São Paulo, a ALBA Movimientos, a Marcha Mundial de Mujeres e a CLOC-Vía Campesina.
O público-alvo incluía filiados do PT, membros da FPA, dirigentes políticos, parlamentares, militantes de ONGs, movimentos sociais e sindicais.
Informações sobre inscrição indicavam que o pagamento, feito presencialmente na universidade cubana, cobriria alojamento, alimentação e transporte local.
Apesar do objetivo declarado de promover um debate com "enfoque crítico", a escolha do local e da instituição anfitriã gerou questionamentos.
A Universidade Ñico López foi fundada por Fidel Castro em 1964 com o objetivo explícito de difundir a doutrina marxista-leninista e formar quadros leais ao Partido Comunista.
O currículo da instituição é orientado para a manutenção do regime, enfatizando a lealdade ao Partido e estabelecendo normas de censura interna.
A universidade é conhecida por seus cursos para militantes e dirigentes cubanos e por promover intercâmbios com partidos e movimentos aliados na América Latina.
Entenda como Cuba se tornou um refém do Partido Comunista com o quarto episódio do épico História do Comunismo, assista ao primeiro episódio da série abaixo:
Clique aqui para garantir seu acesso à série completa e todas as produções originais da Brasil Paralelo por apenas R$10 ao mês.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:
O resumo BP é uma newsletter gratuita.
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP