Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
História
3
min de leitura

Exposição revela lado humano e inédito de Dom Pedro II

Cartas, pratos e segredos: itens do último imperador estão em exposição em São Paulo. Veja como visitar.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/5/2025 19:55
Aventuras na Historia

Um prato que nunca foi usado. Cartas que nunca foram lidas pelo público. E histórias inéditas.

Esses são alguns dos elementos que compõem a nova exposição sobre Dom Pedro II, aberta ao público na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em São Paulo.

A mostra oferece um olhar raro e íntimo sobre o último imperador do Brasil, um personagem muitas vezes congelado nos retratos solenes dos livros escolares, mas que agora ganha contornos mais humanos, solitários e até melancólicos.

Como visitar

  • Endereço: Av. Morumbi, 4077 – Morumbi, São Paulo
  • Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h30
  • Ingressos: A partir de R$ 20
  • Entrada gratuita às terças-feiras

https://www.instagram.com/reel/DKK823Jvexd/?igsh=MTNwMzJxOGlteHhzcw%3D%3D

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Cartas de um imperador solitário

Entre os itens mais valiosos da mostra estão cartas inéditas trocadas entre Dom Pedro II e seus parentes em Portugal, incluindo seu cunhado, o rei.

Os documentos revelam um monarca que, apesar do trono e da pompa, era um homem profundamente só. Alguém que escrevia para matar a saudade, que buscava conselhos e desabafava preocupações como qualquer outro.

O prato do banquete que nunca aconteceu

Outro objeto simbólico em exibição é um prato encomendado em Paris para celebrar os 50 anos de reinado de Dom Pedro II, um banquete que jamais ocorreu.

O Império caiu antes da festa, e o prato chegou ao Brasil após a Proclamação da República. O imperador, já deposto e exilado, nunca chegou a vê-lo.

Além das cartas e objetos curiosos, a exposição também destaca o lado intelectual de Dom Pedro II

Ele foi um entusiasta da ciência, visitou o Egito e diversas feiras internacionais e fez questão de apresentar o Brasil ao mundo em uma época em que o país ainda engatinhava em sua identidade.

Boa parte das peças pertence ao acervo da Fundação e foi adquirida há mais de 40 anos em um leilão europeu, com itens pertencentes a um descendente direto do imperador.

Uma oportunidade rara de ver, de perto, não só o imperador, mas o homem por trás da história.

"O orgulho de ser brasileiro tinha sido escondido. A série o devolveu a todos nós."

A frase de Percival Puggina define bem o impacto de Brasil: A Última Cruzada, uma das séries mais assistidas da Brasil Paralelo.

Lançada em 2017, a produção revisita os principais momentos da nossa história, do descobrimento à República, com profundidade e identidade.

No episódio sobre o Segundo Reinado, por exemplo, a série mostra a trajetória de Dom Pedro II e os bastidores da queda da monarquia no Brasil.

Em 2022, a série foi relançada em nova versão e acompanhada da animação Pedro Asturias, que conta a história de um jovem em busca do legado de sua família em um país sem memória.

As duas produções estão disponíveis no streaming da Brasil Paralelo, com acesso completo a partir de apenas R$10 por mês.

Quero assinar

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais