Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

Estreia amanhã - NICARÁGUA: Liberdade Exilada, veja as principais lições da nova produção

O mais novo Original BP leva ao mundo a história de um povo que afirma ser vítima do governo do seu próprio país.

Por
Publicado em
7/2/2023 19:26

O que é possível aprender com a história da Nicarágua? O novo Original BP NICARÁGUA: Liberdade Exilada estreia amanhã, às 20 horas.

Uma nação que se destaca pela hospitalidade e pela riqueza cultural de sua população. Com imensas florestas, vulcões e praias paradisíacas. A Nicarágua não perdeu essas características, mas o país vem enfrentando problemas políticos e sociais graves.

O atual regime de Daniel Ortega vem sendo acusado de promover forte repressão militar, violação de direitos básicos e censura a opositores.

Daniel Ortega é acusado de eliminar ex-aliados políticos e é considerado um dos responsáveis pelo massacre de mulheres que estavam protestando por seus filhos no Dia das Mães.

Rádios de oposição foram incendiadas criminosamente por apoiadores de Ortega e figuras religiosas críticas ao governo foram presas, exiladas ou enfrentam perseguição.

O atual líder assumiu o comando do país pela primeira vez em julho de 1979. Depois do primeiro governo, Ortega foi eleito novamente apenas em 2006 e, desde então, é o líder da Nicarágua e soma 29 anos no poder.

Para se manter no poder, opositores com força política foram expulsos do país, mudanças constitucionais que permitiram a extensão de seu mandato foram aprovadas e eleições consideradas fraudadas pela Organização dos Estados Americanas (OEA) foram promovidas.

Com cada vez mais poder em mãos, Ortega prendeu e exilou jornalistas, políticos, estudantes e muitas pessoas que se opuseram ao seu regime.

Grandes empresas de comunicação foram fechadas, afogadas economicamente ou fugiram do país temendo a repressão do governo.

Só em 2022, mais de 50 meios de comunicação foram fechados, como o La Prensa, o jornal mais antigo e influente do país, diversas rádios católicas e incluindo o sinal cortado do canal da CNN em Espanhol.

18 missionárias da caridade da ordem religiosa de Madre Teresa de Calcutá foram expulsas do país, sendo escoltadas pela polícia e obrigadas a deixar o país a pé.

Em 2021, ano de eleição, candidatos com potencial de enfrentar Ortega foram presos ou forçados a sair do país.

O governo atual é acusado de forjar provas e de manter presos políticos em situações desumanas.

Nas ruas, as pessoas clamam por liberdade.

O que está acontecendo na Nicarágua? 

A Brasil Paralelo decidiu investigar a fundo essa situação indo à fonte do problema e conversando com pessoas que dizem viver na pele a perseguição política da Nicarágua.

Um assunto pouco discutido que ganhará destaque. Muitos entrevistados se arriscaram para permitir a criação desse documentário.

Outros, aceitaram dar entrevista e voltaram atrás na decisão com medo da repressão que seus familiares na Nicarágua poderiam sofrer.

A Brasil Paralelo fez uma investigação inédita em um governo acusado de ser uma das maiores ditaduras das Américas.

Com uma única intenção: levar ao mundo a história de um povo que afirma ser vítima do governo do seu próprio país.

O passado nicaraguense é revisitado e a complexa situação política atual é investigada.

  • Toque no link e saiba mais.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais