Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Padres são condenados por “conspiração” na Nicarágua

O Ministério Público da Nicarágua pediu pela condenação de quatro sacerdotes, dois seminaristas e um leigo por 10 anos. Veja as acusações.

Por
Publicado em
30/1/2023 16:18

De acordo com dados divulgados pela agência de notícias do Vaticano, no último domingo, 26, o governo de Daniel Ortega considerou culpados os sacerdotes Ramiro Tijerino, reitor da Universidade João Paulo II e pároco de São João Batista; José Luís Díaz e Sadiel Eugarrios, respectivamente primeiro e segundo Vigários da Catedral de Matagalpa de San Pedro; e o diácono Raúl Vega González. 

Foram acusados do crime de conspiração por “cometer atentados à integridade nacional e difusão de notícias falsas, em detrimento do Estado da Nicarágua e da sociedade”.

O dia da sentença se aproxima

No próximo dia 3 de fevereiro, será feita a leitura da sentença não só contra os quatro sacerdotes, mas também contra dois seminaristas, Darvin Leiva Mendoza e Melkin Centeno, e um cineasta da diocese de Matagalpa, Sergio Cárdenas. 

Todos estão presos desde 19 de agosto de 2022, junto do Bispo da diocese de Matagalpa. Ainda de madrugada, a polícia entrou na Cúria episcopal onde já estavam confinados por 15 dias.
Os religiosos foram transferidos para o cárcere da polícia, Direção de Assistência Judiciária, conhecida também como “El Chipote”.

A Agência de Direitos Humanos da Nicarágua

Ainda segundo o Vatican News, A CENIDH, denunciou a condenação dos religiosos, culpando o próprio presidente Daniel Ortega e sua esposa, Rosario Murillo. Compondo também a Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH), a CENIDH afirmou que os quatro dias de julgamento pelos quais passaram os religiosos foram uma “tortura judicial”.

O que está acontecendo na Nicarágua?

‍Dia 08 de fevereiro, às 20h, estreia NICARÁGUA: Liberdade Exilada. O primeiro documentário brasileiro a dar voz às vítimas do regime de Daniel Ortega na Nicarágua Toque no link e saiba como garantir seu acesso.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais