Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Cemig fecha parceria com empresa chinesa acusada de espionagem

Huawei enfrenta restrições nos EUA e Europa por suspeitas de servir ao governo chinês.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/6/2025 12:13
Linkedin

A Cemig, uma das maiores empresas de energia do Brasil, anunciou uma parceria estratégica com a Huawei, a gigante chinesa de tecnologia

O acordo busca usar a expertise da Huawei em inteligência artificial (IA) e redes inteligentes para modernizar o sistema elétrico de Minas Gerais

No entanto, a empresa é alvo de acusações de espionagem por diversos governos ocidentais.

O que a parceria Cemig-Huawei pretende fazer?

O acordo de cooperação tecnológica se concentra em três áreas principais:

  • IA no setor elétrico: a Cemig planeja utilizar a plataforma de nuvem da Huawei (Huawei Cloud) e seus algoritmos de IA para otimizar suas operações.
  • Redes elétricas do futuro: ambas as empresas colaborarão para o desenvolvimento de "redes inteligentes". Isso envolve equipamentos mais modernos e a criação de sistemas de comunicação mais ágeis, capazes de processar dados em tempo real e melhorar a eficiência da distribuição de energia.
  • Capacitação Profissional: haverá um intercâmbio entre a UniverCemig, a universidade corporativa da estatal mineira, e a Huawei University, na China, para oferecer cursos especializados em novas tecnologias aos funcionários da Cemig.

Para o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, o acordo reforça o compromisso da estatal com a transição energética:

A parceria com um dos maiores players globais em tecnologia reforça nosso posicionamento em prol da inovação e o compromisso com a transição energética e a melhora da qualidade da energia para os nossos clientes

Eduardo Marques, diretor da Huawei Enterprise Brasil, disse que a empresa quer contribuir com a transformação do setor elétrico para enfrentar desafios como perdas de energia e a integração de fontes renováveis:

A Huawei tem o compromisso de contribuir com a transformação digital do setor elétrico, por meio de tecnologias como IA, internet das coisas, redes ópticas e automação. Essas soluções formam um conjunto poderoso para enfrentar desafios como perdas energéticas, falhas operacionais, dispersão geográfica e a integração de fontes renováveis.”

Entenda como a China conseguiu se desenvolver apesar de viver sob uma ditadura do Partido Comunista com o último episódio do épico História do Comunismo

Clique aqui e garanta acesso a essa e outras produções originais da Brasil Paralelo por apenas R$10. Assista ao primeiro episódio da série abaixo:

O histórico controverso da Huawei

Apesar do otimismo das empresas com o novo acordo, governos de potências ocidentais suspeitam que a Huawei possa ser utilizada como um instrumento de espionagem pela China. Em setembro de 2022, o FBI concluiu que os equipamentos da Huwei poderiam ser utilizados para interceptar o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. 

Segundo as investigações, equipamentos de telecomunicações da empresa, como os usados para as redes de 5G, teriam backdoors que permitiriam a Pequim acesso a dados sensíveis.

  • Backdoors são técnicas que permitem acessar um sistema, aplicação ou rede de computadores sem passar pelos mecanismos normais de autenticação ou segurança.

Restrições nos EUA

O governo americano impôs uma série de sanções à Huawei. Em 2022, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) proibiu a importação e venda de equipamentos da Huawei por considerá-los um risco à segurança nacional. 

Em 2020, o Departamento de Justiça dos EUA já havia acusado a Huawei de conspirar para roubar segredos comerciais de empresas concorrentes.

Alerta na União Europeia

A Comissão Europeia também já classificou a Huawei como fornecedora de "alto risco" para as redes 5G.

Além disso, o órgão anunciou que evitaria o uso de seus equipamentos em suas próprias comunicações corporativas, recomendando que os países membros do bloco adotassem medidas semelhantes.

A defesa da Huawei: "Nunca espionamos"

A Huawei nega todas as acusações. Sun Baocheng, CEO da empresa no Brasil, afirmou em uma entrevista à revista Veja:

"A Huawei nunca espionou[...] Já está muito claro quem quer espionar o mundo. Os Estados Unidos fazem muitas acusações e não apresentam provas".

A empresa argumenta que as acusações são parte de uma disputa geopolítica e comercial liderada pelos EUA para frear o avanço tecnológico da China e proteger suas próprias empresas. 

A Huawei também garante que não há leis na China que a obriguem a entregar dados de suas operações internacionais ao governo de Pequim e se diz aberta à cooperação com as autoridades dos países onde atua.

Leia também:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:

  • informação confiável e imparcial;
  • economia de tempo por meio de notícias objetivas;
  • atualizações constantes;

O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais