O que é responsabilidade social
Responsabilidade social é um termo cunhado por estudiosos do mundo corporativo na década de 50. O conceito contempla ações ambientais, sociais e corporativas que companhias e indivíduos podem tomar para cuidar do bem estar geral da comunidade na qual estão inseridos.
Ações sociais, ambientais, culturais e filantrópicas são uma forma de os grupos praticarem a responsabilidade social.
A preocupação central dos pesquisadores era pensar formas de fazer com que as empresas tivessem responsabilidade sobre seus colaboradores e a comunidade em que se inseriam.
Dito de outro modo, a responsabilidade social é uma disposição para contribuir com o bem estar social das famílias, do trabalho, dos grupos e das comunidades locais.
A origem do conceito de responsabilidade social e sua difusão
A origem do conceito “responsabilidade social” data da década de 1950, nos Estados Unidos e na Europa. Estudiosos do mundo empresarial estavam preocupados com o poder e o impacto dos negócios na sociedade.
Muitos alegavam que havia uma excessiva autonomia das corporações, sem que com isso elas se responsabilizassem pelas consequências negativas de suas ações, problemas como: impactos ambientais, exploração do trabalho e prática desleal de concorrência.
A partir destas preocupações, diversos empresários se envolveram em atividades sociais para beneficiar a comunidade, fora do âmbito dos negócios das empresas.
O esforço para causar um impacto social positivo foi tornando-se uma cultura entre diversas companhias e funcionários.
O conceito, inicialmente positivo, foi sendo apropriado por defensores de pautas polêmicas. Antes de um aprofundamento nisso, vale ressaltar os três tipos comuns de responsabilidade social.
Tipos de responsabilidade social
Os tipos de responsabilidade social são caracterizados da seguinte forma:
- Responsabilidade social corporativa (RSC);
- Responsabilidade social empresarial (RSE);
- Responsabilidade social ambiental (RSA).
Responsabilidade social corporativa (RSC)
A responsabilidade social corporativa é uma forma de compromisso que diversas empresas podem assumir para promover ações estratégicas que impactem positivamente no ambiente de trabalho.
São preocupações que concernem:
- a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores;
- o bem estar dos funcionários e suas famílias;
- a boa relação com a comunidade local.
Essas ações melhoram a qualidade da força de trabalho e demonstra como a empresa tem um compromisso ético com o bem estar de seus colaboradores.
Responsabilidade social empresarial (RSE)
A responsabilidade social empresarial contempla elementos da RSC, ao mesmo tempo que aumenta o leque de preocupações que as empresas devem cuidar. As questões que são incluídas são:
- redução do impacto ambiental;
- atrelar a marca a parceiros que seguem um mesmo padrão comportamental.
Os objetivos dessas ações estratégicas são melhorar a imagem da empresa e garantir que há um bem estar social e comunitário.
Responsabilidade social ambiental (RSA)
A responsabilidade social ambiental envolve ações diretas que empresas tomam para reduzir seu impacto no meio ambiente. Ações como:
- gestão dos resíduos e prática da coleta seletiva;
- digitalização dos processos — redução do uso do papel;
- redução do consumo de água e energia;
- distribuição de canecas e outros materiais que evitem o uso de descartáveis;
- manter relação com empresas que adotam as mesmas políticas.
Existem também alguns indicadores que medem o esforço das empresas em exercerem a responsabilidade social. Os requisitos envolvem:
- ações ecologicamente corretas;
- a viabilidade econômica a longo prazo da empresa;
- a promoção do bem estar dos colaboradores e dependentes;
- o esforço por uma cultura diversa.
O conceito de responsabilidade social e todas as ações até então listadas neste artigo estiveram em um escopo empresarial, mas é possível promover ações individuais neste sentido.