Tudo o que você precisa saber sobre responsabilidade social

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
19/7/2022
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Responsabilidade social é um conceito que está sendo aplicado em diversas empresas hoje em dia. É um compromisso livremente assumido de promover ações que priorizam e colaboram com o bem estar individual e social local. A origem do termo remonta ao século passado. Mas com o passar do tempo, algumas questões polêmicas foram sendo acrescentadas ao conceito original.

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O que é responsabilidade social

Responsabilidade social é um termo cunhado por estudiosos do mundo corporativo na década de 50. O conceito contempla ações ambientais, sociais e corporativas que companhias e indivíduos podem tomar para cuidar do bem estar geral da comunidade na qual estão inseridos.

Ações sociais, ambientais, culturais e filantrópicas são uma forma de os grupos praticarem a responsabilidade social.

A preocupação central dos pesquisadores era pensar formas de fazer com que as empresas tivessem responsabilidade sobre seus colaboradores e a comunidade em que se inseriam.

Dito de outro modo, a responsabilidade social é uma disposição para contribuir com o bem estar social das famílias, do trabalho, dos grupos e das comunidades locais. 

A origem do conceito de responsabilidade social e sua difusão

A origem do conceito “responsabilidade social” data da década de 1950, nos Estados Unidos e na Europa. Estudiosos do mundo empresarial estavam preocupados com o poder e o impacto dos negócios na sociedade.

Muitos alegavam que havia uma excessiva autonomia das corporações, sem que com isso elas se responsabilizassem pelas consequências negativas de suas ações, problemas como: impactos ambientais, exploração do trabalho e prática desleal de concorrência.

A partir destas preocupações, diversos empresários se envolveram em atividades sociais para beneficiar a comunidade, fora do âmbito dos negócios das empresas.

O esforço para causar um impacto social positivo foi tornando-se uma cultura entre diversas companhias e funcionários.

O conceito, inicialmente positivo, foi sendo apropriado por defensores de pautas polêmicas. Antes de um aprofundamento nisso, vale ressaltar os três tipos comuns de responsabilidade social.

Tipos de responsabilidade social

Os tipos de responsabilidade social são caracterizados da seguinte forma:

  • Responsabilidade social corporativa (RSC);
  • Responsabilidade social empresarial (RSE);
  • Responsabilidade social ambiental (RSA).

Responsabilidade social corporativa (RSC)

A responsabilidade social corporativa é uma forma de compromisso que diversas empresas podem assumir para promover ações estratégicas que impactem positivamente no ambiente de trabalho.

São preocupações que concernem:

  • a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores;
  • o bem estar dos funcionários e suas famílias;
  • a boa relação com a comunidade local.

Essas ações melhoram a qualidade da força de trabalho e demonstra como a empresa tem um compromisso ético com o bem estar de seus colaboradores.

Responsabilidade social empresarial (RSE)

A responsabilidade social empresarial contempla elementos da RSC, ao mesmo tempo que aumenta o leque de preocupações que as empresas devem cuidar. As questões que são incluídas são:

  • redução do impacto ambiental;
  • atrelar a marca a parceiros que seguem um mesmo padrão comportamental.

Os objetivos dessas ações estratégicas são melhorar a imagem da empresa e garantir que há um bem estar social e comunitário.

Responsabilidade social ambiental (RSA)

A responsabilidade social ambiental envolve ações diretas que empresas tomam para reduzir seu impacto no meio ambiente. Ações como:

  1. gestão dos resíduos e prática da coleta seletiva;
  2. digitalização dos processos — redução do uso do papel;
  3. redução do consumo de água e energia;
  4. distribuição de canecas e outros materiais que evitem o uso de descartáveis;
  5. manter relação com empresas que adotam as mesmas políticas.

Existem também alguns indicadores que medem o esforço das empresas em exercerem a responsabilidade social. Os requisitos envolvem:

  • ações ecologicamente corretas;
  • a viabilidade econômica a longo prazo da empresa;
  • a promoção do bem estar dos colaboradores e dependentes;
  • o esforço por uma cultura diversa.

O conceito de responsabilidade social e todas as ações até então listadas neste artigo estiveram em um escopo empresarial, mas é possível promover ações individuais neste sentido.

Responsabilidade social individual

Existe a ideia da responsabilidade social individual que é quando uma pessoa resolve pôr em prática alguns dos exemplos que serão dados a seguir.

Exemplos de responsabilidade social

Entenda como começar a praticar a responsabilidade social com três exemplos práticos:

  1. apoio a organizações e projetos sociais, seja ajudando financeiramente ou colaborando com suas atividades;
  2. ações de voluntariado;
  3. converter parte do lucro em ações sociais em prol de uma causa.

As grandes empresas escrevem relatórios anuais de como exerceram a responsabilidade social empresarial e ambiental. Muitas são avaliadas por essas ações. Mas de onde surgiu todo esse esforço?

Interesses ocultos por trás do conceito de “Responsabilidade Social"

A explicação dada até aqui sobre o que é responsabilidade social apresenta uma imagem positiva do termo. Ações de cuidado ambiental, de preocupação com o bem estar dos colaboradores, tudo isso soa muito bom e muito justo, mas existe algo a mais na ideia.

Alguns valores progressistas vêm sendo difundidos a partir dela. A Organização Internacional para Padronização (ISO) publicou no dia 01/11/2010 a ISO 26000.

A ISO é uma organização internacional sediada em Genebra, na Suíça, que se dedica a aprovar normas internacionais em campos técnicos, teóricos, científicos, padronizando processos e procedimentos.

A ISO 26000 foi uma diretriz que estipulava a adoção das normas de responsabilidade social por parte das empresas ao redor do mundo.

A norma envolve:

  • diretrizes para implementação da responsabilidade social;
  • indicadores para medir o comprometimento das empresas;
  • relatórios anuais para apresentar os resultados das companhias;
  • definições do termo e temas a serem abordados.

No Brasil, a ISO 26000 foi implementada a partir da norma ABNT NBR ISO 26000. Os princípios norteadores da norma eram:

  1. prestação ética de contas;
  2. transparência;
  3. respeito mútuo entre cliente e prestador de serviço;
  4. respeito pelo Estado de Direito;
  5. respeito pelas outras normas internacionais da ISO;
  6. respeito pelos direitos humanos.

Como são temas pouco específicos, acabam sendo abrangentes e permitindo brechas para que novas pautas sejam incorporadas.

Alguns temas, sob o pretexto de respeito aos direitos humanos, vêm sendo empurrados pela ISO 26000:

Este é mais um caso de instituições globais implementando ideias, normas e padronizações a nível global. Todas as diretrizes da ISO 26000 respeitam as metas da Agenda 2030 da ONU.

Casos de verdadeiros impactos sociais positivos

Diferentemente da ISO 26000, uma imposição vertical, na Brasil Paralelo tudo começa com um propósito: resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. O nosso trabalho é entregar tudo isso por meio do entretenimento e da educação.

Somos orientados pela busca da verdade histórica, ancorada na realidade dos fatos, e sem qualquer tipo de ideologização na produção de conteúdo.

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