Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Vila rural conservadora e cristã se beneficia com bolsas da Brasil Paralelo

Uma associação de famílias e artistas com aspectos conservadores está se beneficiando com as bolsas de estudo da BP. Conheça a Vila Barroló.
Comunicação Brasil Paralelo
Compartilhe com amigos
17/1/2022

A Vila Barroló é formada por 40 pessoas da mesma família, todos morando juntos, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Estão desde 2009 na área rural de Veríssimo e Conceição das Alagoas - MG. 

Com sede de conhecimento, buscaram formação por meio da grande mídia e se depararam com mais do mesmo. Na Brasil Paralelo, encontraram frescor e ar de novidade, além de compatibilidade nos valores.

O relato é feito por Isaque, 38, ator com mestrado e doutorado em Artes pela UFMG. Ele é quem conta um pouco do que faz o artesão ceramista Antônio Cléofas, que mora na Vila Barroló com sua esposa Anita e seus 15 filhos.

Antonio Cleofas ceramista em Barroló

São 25 hectares de terra e uma vida distante do frenesi das grandes cidades. As gerações trabalhando com cerâmica já somam três. 

Nos últimos anos, a Vila Barroló expandiu sua área de atuação para além da cerâmica tradicional, abrindo espaço para produção de conteúdos nas áreas do teatro, artes plásticas, audiovisual, música, fotografia, literatura etc. 

Crianças da Vila Barroló comunidade de artesãos ceramistas

O objetivo das famílias e artistas é promover uma vivência cultural no espaço em que habitam para que sejam capazes de envolver os moradores e viventes do entorno. A produção é efusiva. 

O perfil da Vila Barroló atraiu pessoas engajadas com bioconstruções ecovilas e comunidades sustentáveis. Diante da diversidade de ideias, buscaram formação e se depararam com a Brasil Paralelo.

Família de artistas em barroló

O que não encontraram na grande mídia, encontraram nos Originais BP e graças aos Membros Mecenas, que doam bolsas para que outros acessem os planos completos, os moradores de Barroló agora veem os cursos, filmes, entrevistas e tudo o que a Brasil Paralelo oferece.

Segundo Isaque, as bolsas chegaram em um momento de sede por formação. Diz também que o conteúdo concedido pelas bolsas está conciliado com a busca conservadora e cristã da comunidade.

“O conteúdo que a gente tem acesso através dessas bolsas é realmente muito fecundo para os nossos desígnios conservadores, cristãos. Eu, Isaque, agradeço em nome de todas as famílias atendidas com essa oportunidade da Brasil Paralelo - sempre com uma visão muito crítica, que a própria Brasil Paralelo nos convida a ter.”

Confira o depoimento completo:

O que é um Membro Mecenas?

É um Membro da Brasil Paralelo preocupado com o resgate cultural no país e com a formação educacional dos que querem muito estudar, mas não podem pagar. Eles assinam um pacote de planos para conceder bolsas aos mais carentes.

Os Mecenas permitem que um maior número de brasileiros aprendam a história não contada do próprio país, preocupam-se com a situação da educação e financiam o conteúdo da Brasil Paralelo para que as produções originais tornem-se integrantes na formação de mais pessoas.

No caso da Vila Barroló, as famílias encontram a formação da Brasil Paralelo graças aos Membros Mecenas.

Você também pode conceder bolsas para outras pessoas que querem muito estudar, mas não podem pagar. Clique neste link para conversar com nossa equipe e torne-se Membro Mecenas.

A Brasil Paralelo segue com sua missão de resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros - sem aceitar dinheiro público.

Ver todas as notícias