O que é desenvolvimento pessoal?
Desenvolvimento pessoal é o aprimoramento dos talentos e habilidades de uma pessoa rumo ao cumprimento de seus principais objetivos e vocações. Para Aristóteles, o objetivo principal da vida e de todas as ações humanas é alcançar a felicidade.
O desenvolvimento pessoal surge como uma ferramenta de se aproximar da felicidade particular, pessoal. Mas o que seria a felicidade? Para o psiquiatra Viktor Frankl, a felicidade é atingir o cumprimento da vocação.
Vocação e desenvolvimento pessoal
Cada ser humano tem diversas vocações pessoais. Existem diversas profissões, hobbies, atividades voluntárias, clubes e estados de vida possíveis.
Uma pessoa com vocação para ser um atleta profissional precisa escolher atividades de desenvolvimento pessoal que a levem a ser um melhor atleta; um advogado precisa de hábitos que o aproximem do sucesso na advocacia - e assim por diante.
Para Frankl, o autoconhecimento tem um papel importante no desenvolvimento pessoal. É preciso que cada um faça um exame de sua vida para analisar quais são seus gostos, talentos, sonhos, e alie isso com a vida profissional.
Essa junção de fatores é um dos caminhos para identificar o que irá gerar a realização pessoal total.
Alguém que gosta de filosofia, por exemplo, seria beneficiada ao criar hábitos de estudos sobre o tema. Dependendo do nível de interesse, a busca por uma profissão que se relacione com esse gosto também pode ser um passo importante no desenvolvimento pessoal.
Porém, mesmo com a vocação profissional e pessoal sendo um dos focos do desenvolvimento pessoal, existem diversas realidades humanas comuns a todos que precisam ser trabalhadas.
Passos de desenvolvimento pessoal universais
É comum aos seres humanos a necessidade de cuidar de seus corpos, almas e espírito para viver bem. O cuidado com cada uma dessas esferas gera benefícios a todos.
Para os filósofos gregos clássicos, todo ser humano possui 3 esferas básicas em sua constituição:
- corpo;
- alma;
- nous (espírito).
O desenvolvimento de cada uma das esferas da vida humana é fundamental para o desenvolvimento pessoal integral, defendia Aristóteles.
Desenvolvimento pessoal do corpo
As vantagens químicas geradas pela prática de exercícios beneficiam o ser humano em aspectos biológicos e psicológicos. Segundo o neurologista da Unicamp, Fernando Cendes:
“Toda a atividade física traz benefícios para o ser humano como um todo. Tanto para o corpo, quanto para o desenvolvimento de partes específicas do cérebro — especialmente as voltadas para o raciocínio”.
Segundo Fábio Ceschini, educador físico especializado em fisiologia do exercício, os quatro maiores benefícios físicos de fazer esporte são:
- Melhora do sistema imunológico;
- Melhora do condicionamento físico e da resistência ao cansaço;
- Sensação de relaxamento e redução do estresse;
- Melhora no humor;
- Prevenção contra diabetes e outras doenças.
- Para entender em detalhes os benefícios dos exercícios físicos para o desenvolvimento pessoal físico, acesse o artigo sobre a importância do esporte para a alma e para o corpo.
Para Hipócrates, grego antigo considerado o pai da medicina ocidental:
“A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva. Para o homem se manter sadio não basta se alimentar, mas também praticar algum tipo de movimento” (citação de Hipócrates feita pela professora Claudiana Marcela Siste Charal).
Escolher um esporte do próprio gosto e praticá-lo habitualmente é um dos segredos da saúde e do desenvolvimento pessoal.