Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
Psicologia
3
min de leitura

Quem foi Skinner? Conheça o psicólogo da manipulação radical

B. F. Skinner criou um dos conceitos mais importantes da modernidade: o behaviorismo radical. Sua vida e obra elucidam a teoria.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/3/2022 22:47
-

Saber quem foi B. F.Skinner é conhecer um dos temas de maior influência da modernidade: o behaviorismo radical. A teoria de Skinner discute o livre-arbítrio a partir de métodos modernos. Entre as suas pesquisas, Skinner realizou um dos maiores estudos sobre estratégias de manipulação social.

  • Transforme seus momentos de “tempo jogado fora” em conhecimento com o Teller! Comece agora a ouvir audiolivros que vão mudar sua vida. Realizamos uma curadoria exclusiva para trazer apenas os melhores livros de grandes autores, trazendo temas como Psicologia, Literatura, Filosofia, História, Política, Economia e muito mais - Toque aqui para saber mais sobre o Teller.

O que você vai encontrar neste artigo?

Quem foi B. F. Skinner?

Burrhus Frederic Skinner foi um psicólogo estadunidense criador do behaviorismo radical. Skinner ampliou a teoria do behaviorismo de John B. Watson, adicionando elementos filosóficos na teoria psicológica comportamental. 

Skinner nasceu no estado da Pensilvânia, nos EUA, em 1904. Seu pai era advogado e a mãe dona de casa. Desde a infância o psicólogo tinha interesse no comportamento dos animais. 

Aos 22 anos Skinner ingressou no Hamilton College, em Nova York, seu objetivo era estudar literatura para tornar-se escritor. 

Após 2 anos de escrita, Skinner desistiu do mundo da literatura após afirmar que não tinha habilidades para tal.

Nesse momento ele decide começar sua carreira de psicólogo, inscrevendo-se no curso de pós-graduação em Psicologia na Universidade de Harvard. 

A motivação para os estudos foi a teoria que o consagrou como grande nome da psicologia: o behaviorismo.

Skinner ficou encantado quando descobriu os estudos de Pavlov e as obras de John Watson.

Ficou na universidade de Harvard até 1936, retornando em 1948 para ocupar a cadeira de professor titular, após carreira em outras faculdades. 

Skinner teve uma vida pessoal conturbada. Na juventude o psicólogo promovia trotes e ofensas verbais públicas aos professores. Entrou em profunda tristeza quando falhou na literatura e em todas suas investidas amorosas. 

Na velhice, Skinner mantinha uma rotina peculiar. Ele mantinha experimentos com animais no porão de sua casa e dormia ao lado deles, em um tanque de plástico amarelo com um colchão. 

Tinha uma rotina que o levava a dormir toda noite às dez, acordava três horas depois, trabalhava por uma hora, dormia mais três horas e despertava às cinco da manhã para trabalhar mais três horas. 

Após os trabalhos feitos em sua casa, ia trabalhar na universidade. Seu descanso era escutar música todas as tardes.

A teoria psicológica de Skinner foi muito influenciada pelos problemas que passou na sua vida. 

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais