Qual a importância da literatura? Para Alexandre Soares Silva, ela é essencial no resgate histórico

Redação Brasil Paralelo

Perguntando-se qual a importância da literatura, vê-se um campo de infinitas possibilidades: nela é possível viajar até terras distantes, conhecer universos que extrapolam a realidade do cotidiano e absorver experiências e lições de vida. As possibilidades de leituras são amplas. Vão de contos de fadas infantis a grandes clássicos como Shakespeare.

Índice de Conteúdo

  1. Para que serve a literatura?
  2. Qual a importância da literatura na vida das pessoas?
  3. Qual a importância da literatura para a sociedade?
  4. Qual a importância da literatura na formação do ser humano?

Para que serve a literatura?

A literatura tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo por ser uma prática que ajuda na formação da personalidade. O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação.

Na literatura, há uma ponte entre o indivíduo e o mundo construído pela narrativa. É possível experimentar as vivências das personagens, viver suas emoções e absorver os valores que ensinam.

É a partir do hábito de leitura que as crianças e os jovens desenvolvem e praticam a sua interpretação de texto, escrita e ampliação do vocabulário.

  • A dificuldade para muitas pessoas é entender e lembrar o que leram. Para tirar o máximo proveito de um livro, algumas técnicas de leitura podem ser muito úteis. Veja o guia clássico para a leitura inteligente.

A Literatura é a arte da palavra. E ela mesma, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

A literatura está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade.

As obras literárias são resultado de um conjunto de fatores: as experiências do autor, sua personalidade, seu universo interior, sua relação com a sociedade e as pessoas que o circundam, suas ideias.

Toda essa dinâmica pode ser absorvida por um leitor atento. Há um imenso universo a ser explorado em cada livro.

A literatura, portanto, é de grande importância por contribuir com a formação pessoal e com a ampliação do imaginário.

Como dizia Camões: "Transforma-se o amador na cousa amada, por virtude do muito imaginar”. A experiência, a inteligência e a cultura todos dependem da capacidade da imaginação, que é desenvolvida pela literatura.

Uma imaginação pobre, com poucos elementos em seu acervo, é incapaz de experimentar as coisas a fundo. Suas experiências se prendem às reações imediatas e concretas, faltam pontos de referências para comparações mais profundas.

Os acontecimentos não tem outras camadas de significação. Quanto mais pontos de comparação se tem, mais rica se torna a percepção da experiência. 

Toda a filosofia, a cultura e a ciência são desenvolvimentos posteriores da habilidade literária.

  • No Brasil, a população em geral enxerga a literatura como algo chato e maçante. Esse pensamento surge desde os primeiros anos escolares. Veja a opinião do professor Alexandre Soares Silva, na nossa série “Brasil — A Última Cruzada”, de como despertar esse interesse: 


E como o aprendizado da literatura contribui na vida das pessoas?

Qual a importância da literatura na vida das pessoas?

qual é a importância da literatura

Tamanha é a importância da literatura na vida das pessoas, que em boa parte do mundo os currículos escolares contam com a disciplina de literatura desde os primeiros anos. A base da formação cultural, pessoal e intelectual é a literatura.

A extensa leitura de literatura imaginativa, como romances, contos, poemas épicos, poesia em geral e teatro, formam a base do imaginário pessoal.

Assim, a cultura, os valores e os ensinamentos absorvidos das histórias, das experiências dos antepassados, vão se incorporando na personalidade da pessoa.

Integrar na personalidade significa que estes valores e conhecimentos adquiridos passam a determinar a conduta e a reação espontânea.

A literatura usa a linguagem corrente das pessoas e trata do drama humano, da vida humana, algo de interesse de todos.

  • Qual a situação da literatura no Brasil hoje? Veja a opinião do professor e escritor Martim Vasques da Cunha:

Problemas referentes ao amor, à morte, ao ódio, à tristeza, ao casamento, às relações humanas, são experiências que todos podem se identificar. O assunto que a literatura trata é a vida de todo mundo.

Assim, as pessoas podem extrair experiências, valores e formas de encarar as mais diversas situações.

A cultura narrativa presente na literatura é a forma mais básica de cultura que toda sociedade desenvolve. Da tribo mais primitiva à civilização mais complexa, existe o elemento narrativo.

Alguma história ou mito, que é transmitido de geração em geração, que representa a história daquele povo, que os localiza no tempo, confere-lhes identidade e valores específicos.

Assim, o homem pode absorver da literatura:

  • valores;
  • experiências;
  • tradições;
  • culturas;
  • conhecimentos;
  • identidades.

Tudo isso auxilia no crescimento moral, pessoal, intelectual, emocional e social. Desse modo, a literatura é de extrema importância para o homem.

E como esse conhecimento pode contribuir para a sociedade?

  • Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.

Qual a importância da literatura para a sociedade?

Para o filósofo Olavo de Carvalho

“é a literatura que integra na linguagem comum os vários elementos de conhecimento que, considerados em si mesmos, não tem significado.”

O homem culto, com grande bagagem literária, está apto a entender e discutir quais são os problemas políticos, religiosos, morais e socioeconômicos da sua época.

Seu repertório literário o ajuda a compreender as questões e a opinar sobre elas com responsabilidade, uma vez que carrega diversas experiências e pode confrontar as ideias e debates do momento com esse acervo.

Aquele que consome boa literatura e o faz com frequência, está apto a se tornar um homem culto e, com os conhecimentos adquiridos, pode impactar positivamente na sociedade.

Uma sociedade que valoriza a importância da literatura tem presente sua história, sua identidade, seus heróis, seus feitos e sua cultura. De modo que essa herança seja preservada e transmitida.

Essa sociedade também está apta a avaliar-se defrontando com a experiência de outros lugares.

Assim, a literatura possui uma importância ímpar para a vida em sociedade.

  • Torne-se Membro do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo para ter acesso ao Núcleo de Formação. Você terá conteúdos exclusivos de todos os documentários e acesso a dezenas de cursos sobre história, filosofia, economia, arte e educação. Aprenda com os grandes pensadores da humanidade e receba conteúdo inédito todos os meses.

Qual a importância da literatura na formação do ser humano?

Para que serve a literatura

A literatura está associada à própria forma do raciocínio humano. Com efeito, sem a habilidade narrativa o ser humano é incapaz de criar esquemas imaginários que expliquem tal sequência de fatos e ações do seu dia, a ideia do encadeamento de causa e efeito, como tais ações conduziram àquelas.

O próprio pensamento humano se conecta criando diversas cadeias narrativas na memória. E é a literatura que cria essa habilidade.

  • A leitura vai além do reconhecimento de palavras e frases. Existem diferentes níveis de interpretação e de absorção do conteúdo. Veja como aprofundar ao máximo nas leituras por meio da leitura sintópica.

Essas linhas de continuidade, que são possíveis de observar, sempre requerem o uso de algum esquema tirado na literatura de imaginação.

Por milênios, grandes contadores de histórias apresentaram mitos de heróis reais ou imaginários, cujas vidas possuíam início, meio e fim.

As pessoas defrontavam suas vidas com esses esquemas e assim articulavam a memória. Sem esse raciocínio, dificilmente a pessoa poderá construir a própria identidade pessoal e fazer julgamentos pessoais de ordem moral, pois isso se torna um ponto de referência.

A literatura abrange todo o campo da experiência humana. Mesmo que a experiência pessoal de alguém seja limitada, na maior parte dos casos, são na verdade as conclusões dos outros e de suas experiências que orientam alguma ação.

Esse testemunho é dado na literatura, e ela, diferentemente da tradição oral que pode se perder ou sofrer alterações, é um registro que pode eternizar-se.

A língua escrita e a literatura são de extrema importância, elas abrem um mundo imaginário para o homem que não tem limites.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre qual a importância da literatura?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Outras entrevistas

VER TODAS