A dificuldade para muitas pessoas é entender e lembrar o que leram. Para tirar o máximo proveito de um livro, algumas técnicas de leitura podem ser muito úteis. Um dos principais autores que ensina como ler melhor é Mortimer Adler. Ele e Charles Van Doren escreveram a obra Como Ler Livros? O Guia Clássico para a leitura inteligente. Veja as 11 regras de leitura resumidas de forma facilitada.
Em 1940, Como Ler Livros foi publicado pela primeira vez e tornou-se um fenômeno raro, um best-seller. Para muitos, ele já nasceu clássico e é considerado o melhor livro para orientar a compreensão de uma leitura.
Abaixo estão resumidos os principais níveis de leitura e como atingir cada um deles, desde a leitura elementar e rápida até a leitura analítica e sintópica. Há formas corretas de aprender e de criticar cada tipo de obra.
Para aprender como ler um livro, é necessário classificá-lo em tipos. As técnicas de leitura de cada um são diferentes.
Transforme seus momentos de “tempo jogado fora” em conhecimento com o Teller! Comece agora a ouvir audiolivros que vão mudar sua vida. Realizamos uma curadoria exclusiva para trazer apenas os melhores livros de grandes autores, trazendo temas como Psicologia, Literatura, Filosofia, História, Política, Economia e muito mais - Toque aqui para saber mais sobre o Teller.
Por que a obra Como Ler Livros de Mortimer Adler e Charles Van Doren é importante?
Ela aumenta a capacidade de tirar bom proveito das leituras. Milhares de leitores comprovaram esta eficácia desde a primeira publicação do livro.
A obra de Mortimer Adler e Charles Van Doren tem mais de 400 páginas. A intenção dos autores foi abordar com profundidade e abrangência o tema de como ler um livro. Apesar seja grande, o volume é dividido em seções curtas e fáceis de ler.
Em 1970, os autores foram apresentadores de um programa de TV nos Estados Unidos. Os episódios ensinavam justamente A Arte da Leitura.
A última edição de Como Ler Livros foi publicada pela editora É Realizações. A versão de 1972 reformulou completamente as edições de 1940 e 1967. A nova versão contém trechos inéditos e mudanças na abordagem.
A obra fez tanto sucesso que, durante meses, foi a mais vendida nos EUA para suprir o problema da educação. Mais de meio milhão de exemplares foram impressos. No Brasil, foi também um sucesso de vendas.
Adler e Van Doren ensinaram que o conhecimento é dividido em diferentes tipos:
Informação, extraída de um autor no mesmo nível do leitor;
Conhecimento prático, realizado na experiência;
Compreensão, quando se tem um primeiro contato com uma ideia.
Como Ler Livros explica bem cada um destes tipos e como realizá-los da melhor forma.
A série Pátria Educadora da Brasil Paralelo aborda o tema da educação no Brasil, sua trajetória e problemas atuais. São três episódios gratuitos e imperdíveis.
Em geral, a alfabetização não prepara uma pessoa para níveis mais avançados de leitura. Justamente isto será explicado nos próximos tópicos.
Resumo de Como Ler Livros? O Guia Clássico para a leitura inteligente
Imagem mostrando vários livros abertos em diferentes posições.
Os autores ensinaram como praticar a leitura. Seguindo os passos que eles deixaram e que serão listados, é possível ler melhor. Os níveis de leitura são: elementar, inspecional, analítico e sintópico.
Como Ler Livros é mais do que um guia de leitura, é um tratado sobre filosofia e educação.
As quatro partes da obra são:
As dimensões da leitura;
O terceiro nível de leitura: a Leitura Analítica;
Como ler diversos assuntos;
Os fins últimos da leitura.
Não é simplesmente uma questão de leitura mais rápida, leitura dinâmica ou algo semelhante. Adler e Van Doren ensinam como o leitor pode descobrir o propósito de cada livro e como lê-lo da maneira correta.
Logo no início de Como Ler Livros, são descritos os motivos primários que levam uma pessoa a querer ler.
Por que lemos?
Os três motivos básicos são a busca por:
Entretenimento;
Informação;
Conhecimento.
Entender um conteúdo é passar de um entendimento inferior para um superior.
“Aprender com um livro é aprender com um professor ausente. Ao terminar a leitura, o ideal é saber mais do que antes dela, conhecendo mais.”
Isto só será possível trilhando um caminho específico, com 4 níveis.
Quais são os 4 níveis de leitura?
Elementar. É a alfabetização, a decodificação das frases para saber o que está sendo dito. Neste nível, o leitor deve ser capaz de responder à seguinte pergunta: O que diz a frase?
Inspecional. É a extração do máximo do livro em um curto espaço de tempo. É preciso folheá-lo sistematicamente para saber qual é seu tema principal;
Analítico. É a leitura completa, intensa e ativa. O livro é “mastigado e digerido”;
Sintópico. É a leitura de muitos livros, ordenando-os em relação ao assunto principal abordado em todos. A comparação entre eles é feita e a partir dela pode surgir uma análise que não está em nenhum deles.
Cada nível mencionado será detalhado ao longo deste artigo.
Transforme seus momentos de “tempo jogado fora” em conhecimento com o Teller! Comece agora a ouvir audiolivros que vão mudar sua vida. Realizamos uma curadoria exclusiva para trazer apenas os melhores livros de grandes autores, trazendo temas como Psicologia, Literatura, Filosofia, História, Política, Economia e muito mais - Toque aqui para saber mais sobre o Teller.
A Leitura Elementar
Para realizar a leitura elementar, é preciso ter:
Prontidão para a leitura;
Prontidão física;
Prontidão intelectual;
Prontidão linguística.
Para que todos estes requisitos sejam atendidos, o indivíduo precisa ter domínio do vocabulário e desenvolvê-lo de forma mais abrangente. Precisa ser alfabetizado de forma funcional e lidar com o contexto das leituras.
Torne-se Membro da Brasil Paralelo para fazer o Curso sobre Educação dos Filhos, entre outros temas de homeschooling.Há um benefício em alfabetizar crianças com seus próprios pais e você pode aprender isto.