Foto da Capa: reprodução do site revistaprosaversoearte.com
Poemas curtos são capazes de transmitir profundas reflexões e emoções de forma breve e acessível. Muitas vezes, no dia a dia, uma poesia de poucos versos pode surgir em nossa mente, oferecendo pequenos momentos de esperança e introspecção.
Neste conteúdo, separamos 7 poemas curtos para você guardar na memória e utilizar em diversas situações da vida. Conheça agora os seguintes poemas:
"Segue o teu destino, Rega as tuas plantas, Ama as tuas rosas. O resto é a sombra De árvores alheias".
Fernando Antônio Nogueira Pessoa foi um poeta, dramaturgo e ensaísta português, nascido em Lisboa, capital de Portugal, em 13 de junho de 1888 e falecido em 30 de novembro de 1935. Ele é reconhecido por sua relevância na literatura portuguesa.
Das utopias - Mario Quintana
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!".
O poeta e jornalista Mário Quintana nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906, e faleceu em Porto Alegre em 5 de maio de 1994. O poema 'Das Utopias' foi retirado do livro Espelho Mágico, publicado em 1951.
Tudo que é vivo, morre - Ariano Suassuna
"Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável,
aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra,
aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre".
Ariano Suassuna foi um autor, filósofo e dramaturgo, nascido em João Pessoa, na Paraíba. Ele é autor de obras como O Auto da Compadecida, de onde foi retirado este pequeno trecho, e também de Romance da Pedra do Reino. Ariano faleceu na cidade do Recife, em Pernambuco, em 2014
Quer saber mais sobre cultura, artes e filosofia? Então conheça o Núcleo de Formação da Brasil Paralelo. Veja o poema que o professor Clístenes Hafner, professor do Núcleo de Formação, fez para o Rio Grande do Sul após as enchentes que devastaram o Estado:
Correr da vida - João Guimarães Rosa
"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem…".
Este pequeno trecho foi retirado do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. O autor nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, foi um estudioso de línguas, além de poeta, escritor e médico. Guimarães Rosa, autor de Sagarana, faleceu na cidade do Rio de Janeiro aos 59 anos, em 19 de novembro de 1967.
Mãe do bom conselho - Dr. Ives Gandra Martins
"Tu és Mãe do Bom Conselho,
Da verdade és Tu vestida,
Que eu bem seja o Teu espelho,
Senhora da minha vida".
Este pequeno poema foi retirado da obra Livro de Ruth, de autoria do Doutor Ives Gandra Martins, que faz parte de uma série de pequenos poemas sobre a Ladainha de Nossa Senhora.
O mundo é grande - Carlos Drummond de Andrade
“O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar”.
Nascido em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902, e falecido em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos principais nomes da poesia brasileira.
Você - J.G. De Araujo Jorge
“Eu sei bem por que sofro e o que eu almejo,
minto afirmando que não sei porquê,
- falta uma boca para o meu desejo,
falta um corpo que eu quero e que não vejo,
Falta, por que não confessar?... Você!”.
Este pequeno trecho foi retirado do poema 'Você', presente na obra Amo, escrita por J.G. de Araújo Jorge em 1938. O poeta nasceu no Acre em 20 de maio de 1914 e faleceu no Rio de Janeiro em 27 de janeiro de 1987.
“A poesia é assim a sabedoria que bate à porta dos homens e os obriga a assimilar até mesmo algo do que não desejariam compreender, passando por cima de suas mentes indiferentes e dialogando diretamente com o ouvido, com o olho, com os batimentos do coração, com os pés que, involuntariamente, marcam o compasso da música”.
Aprenda artes e filosofia com profundidade
Conheça artes em profundidade, grandes histórias da humanidade e a si mesmo. O Núcleo de Formação da Brasil Paralelo é sua principal iniciativa educacional, com mais de 90 cursos conduzidos por grandes professores e especialistas.
No Núcleo é possível encontrar cursos de estética, filosofia, educação, ciência política, bioética, arte e economia.
Os cursos de filosofia disponíveis são:
Estética: Filosofia da Arte, com Victor Sales Pinheiro;
Arte, Ordem e Sentido, com Diogo Cruxen;
Beleza na Literatura e na Arte Italiana, com Marcus Boeira;
História da Música, com Alvaro Siviero;
Arte, Imaginação e Sentido, com Paulo Cruz;
Chopin: Vida e Obra, com Alvaro Siviero;
Mito, Linguagem e Mídia, com Flávio Morgenstern;
Linguagem e Filosofia Prática, com Marcus Boeira.
Com apenas uma assinatura, todos estes cursos são desbloqueados. A assinatura libera também todos os demais cursos da plataforma, todo o catálogo de Originais BP e filmes selecionados a dedo pela Brasil Paralelo.
Não perca essa oportunidade, invista em algo que vale para a vida toda: o conhecimento. Toque no link e saiba mais.
Veja o professor Clístenes Hafner declamando o poema A Árvore da Serra, de Augusto dos Anjos, no Especial de Natal da Brasil Paralelo:
Conheça a Brasil Paralelo
A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.