Muitos buscam praticar esportes para cuidar do corpo. Esse realmente é um de seus principais benefícios, mas não para por aí. A prática de atividades físicas pode servir de remédio para a alma e até mesmo para comunidades carentes inteiras.
Conheça alguns dos principais benefícios psicológicos, físicos e sociais que os esportes podem trazer.
Os esportes são importantes, tanto para a parte psicológica do homem quanto para sua saúde corporal. A educação física ensina os estudantes a lidarem bem com o corpo e desenvolvê-lo com saúde.
No livro III de A República, Platão diz:
“Depois da música, é na ginástica que se devem educar os jovens”.
O filósofo também chegou a dizer:
“A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”.
Os filósofos gregos clássicos entendiam que, para além do benefício físico, os esportes podem ensinar a buscar a excelência, e mostram que a vida não é fácil, que a competição existe e precisa ser enfrentada.
O livro Vida de Platão, do historiador da Grécia Antiga, Diógenes de Laércio, mostra que o nome pelo qual o filósofo ficou conhecido na verdade era um apelido criado pelo seu mestre de luta para se referir a sua força física. Os filósofos praticavam diversos esportes.
Luta na Grécia Antiga, um dos principais esportes da época.
Em seu livro Política, Aristóteles diz que a ginástica (ou seja, os esportes) serve para educar a coragem.
Os esportes coletivos também ensinam o trabalho em equipe, atingindo o cerne do que é uma amizade — na célebre sentença de Santo Tomás de Aquino, idem velle, et idem nolle, no português: ter os mesmos objetivos que os amigos e rechaçar as mesmas coisas, o mesmo querer e desquerer.
A prática séria de esportes na infância, junto com uma boa formação filosófica (explicação dos porquês de cada coisa) pode trazer grandes benefícios para a vida.
A saúde é conquistada através da movimentação e exposição do corpo às intempéries do mundo.
Uma educação esportiva permite à pessoa uma vida equilibrada e muito mais fácil, até mesmo para uma vida de estudos. A vida de quem não tem problemas na coluna é muito melhor.