O Supremo Tribunal Federal condenou o tenente-coronel Mauro Cid a dois anos de reclusão em regime aberto.
A decisão considerou os termos do acordo de delação premiada firmado pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, mas rejeitou o pedido da defesa para concessão de perdão judicial.
- A delação premiada é um acordo legal em que o acusado entrega informações sobre crimes ou outros envolvidos e, em troca, pode ter a pena reduzida ou cumprir em regime mais brando.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou pela homologação da delação e foi acompanhado por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Além da pena reduzida, o acordo também prevê a possibilidade de restituição de bens e valores apreendidos, além de medidas de proteção da Polícia Federal para garantir a segurança de Cid.
A defesa havia solicitado o perdão judicial em razão da colaboração. Moraes, no entanto, afirmou que, assim como não cabe anistia para crimes contra a democracia, também não deveria ser concedido perdão completo.
PGR propôs que pena de Cid fosse reduzida a ⅓
A posição divergiu do entendimento da Procuradoria-Geral da República, que, em suas alegações finais, havia defendido a redução da pena de Cid para um terço da estabelecida na condenação.
“Diante do comportamento contraditório, marcado por omissões e resistência ao cumprimento integral das obrigações pactuadas, entende-se que a redução da pena deva ser fixada em patamar mínimo”, afirmou Paulo Gonet.
O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro foi condenado pelos cinco crimes apontados pela acusação.
Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram por reconhecer todos os delitos.
Já Luiz Fux também se posicionou pela condenação por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e absolveu pelos demais crimes.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)



.png)
.png)

.png)


.png)


.png)










