O presidente do Brasil se encontrou com diversos líderes mundiais durante o encontro do G20 no Rio de Janeiro.
Figuras como o presidente da França, Emmanuel Macron, o líder chinês, Xi Jinping e até mesmo a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foram recebidos com abraços, sorrisos e longos apertos de mão.
Com o presidente argentino aconteceu de forma muito diferente. O encontro foi extremamente formal, com um aperto de mãos curto e expressões faciais de seriedade.
Além disso, os dois presidentes não apertaram as mãos durante a foto oficial, o que aconteceu com os demais chefes de Estado.
Lula e Milei têm um histórico de embates desde a corrida eleitoral argentina.
Na época de campanha, o argentino chamou o presidente brasileiro de “corrupto e comunista” e acusou o presidente de interferir na eleição em favor do candidato peronista, Sérgio Massa.
A campanha de Massa contou com o auxílio de marqueteiros ligados às campanhas de candidatos petistas.
O presidente brasileiro não conversou com Milei durante meses, exigindo que o argentino pedisse desculpas pelas falas de campanha:
“Ele disse um monte de bobagens. Eu só quero que ele peça desculpas”, disse Lula em julho.
Em resposta, Milei chamou Lula de “esquerdinha com ego inflado”. Afirmou também que não disse nenhuma mentira sobre o presidente:
“As coisas que disse são verdadeiras (…) Ele não foi preso por corrupção? (…) Ele não é comunista? Desde quando você tem que se desculpar por dizer a verdade?”
No mês seguinte, Milei faltou ao seu primeiro encontro dos países do Mercosul para se encontrar com Bolsonaro e discursar na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC). Em resposta, o governo brasileiro lamentou o acontecimento.
Conheça a história do presidente argentino e sua surpreendente campanha no documentário da Brasil Paralelo: Javier Milei - A revolução liberal.
Assista ao filme completo abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
LINK BLACK FRIDAY
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP