This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Padre Paulo Ricardo comenta a eleição de Leão XIV: “Recebemos um pai”

Sacerdote brasileiro destacou o simbolismo do nome escolhido, a origem missionária do novo papa e a ligação com a tradição agostiniana e social da Igreja.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/5/2025 16:55
Site Padre paulo Ricardo

Horas após a eleição de Leão XIV, o padre Paulo Ricardo realizou uma transmissão especial para comentar os acontecimentos desta quinta-feira (8).Segundo o sacerdote, foi um “dia de alegria” para toda a Igreja.

“Habemus Papam. Acabou a orfandade. Agora temos um pai”, afirmou, ao refletir sobre o vazio simbólico que se sente na liturgia durante o período de Sé Vacante, quando o nome do papa é omitido nas missas.

Durante a live, o padre chamou atenção para o perfil do novo pontífice, Robert Francis Prevost, norte-americano de origem francesa e espanhola, missionário no Peru por mais de 20 anos e membro da Ordem de Santo Agostinho.

Segundo Paulo Ricardo, trata-se de um nome relativamente discreto nos bastidores do Vaticano, mas com grande confiança por parte de Francisco, que o nomeou em 2023 como prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais influentes da Igreja.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Por que Leão XIV?

Um dos pontos mais destacados na transmissão foi a escolha do nome pontifício. “Estou curioso com a escolha por Leão”, disse o padre, especulando sobre possíveis referências ao nome. Ele mencionou dois papas históricos:

  • São Leão Magno, do século V, autor das homilias sobre a Encarnação e protagonista no Concílio de Calcedônia, que definiu a fé em Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

  • Leão XIII, autor da encíclica Rerum Novarum, considerada o marco inicial da Doutrina Social da Igreja.

Ambos os nomes, segundo ele, podem indicar uma orientação do novo pontificado: o reforço da doutrina e da missão social da Igreja. “As primeiras falas do Papa são voltadas para abertura, escuta, sinodalidade. Mas também há essa raiz na doutrina, na tradição”, destacou.

Ao longo da transmissão, o sacerdote também refletiu sobre a originalidade de um papa norte-americano, algo antes considerado improvável, e a experiência pastoral de Prevost em territórios de missão.

“Ele foi pároco, formador, juiz, professor. Não é alguém de gabinete. Veio das periferias”, comentou. Essa trajetória missionária, segundo o padre, pode representar um pontificado atento às realidades sociais e espirituais das regiões esquecidas.

O valor de um pai espiritual

Ao final, padre Paulo Ricardo enfatizou o significado espiritual do papa como “pai”, não apenas chefe de Estado ou líder religioso.

“Agora temos um pai. Alguém que caminha conosco, nos exorta, nos orienta. Alguém por quem rezamos. Que Deus abençoe Leão XIV, e que ele seja um instrumento da graça para toda a Igreja.”

Saiba mais sobre a importância e história do papa

🎥 Quer entender mais sobre a missão do papa e o papel decisivo do papado na história da Igreja e da civilização ocidental?

Assista agora ao nosso mini documentário exclusivo e descubra como a liderança espiritual da Igreja moldou o mundo ao longo dos séculos.

Acompanhe também as lives com especialistas para analisar essas eleições papais e a provável visão de mundo e ações de Leão XIV.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais