Atualidades
3
min de leitura

Habemus Papam: Prevost é o novo papa da Igreja Católica

Conheça a trajetória de Robert Francis Prevost, que toma para si o nome de Leão XIV.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
8/5/2025 14:21
Catholic Review

A fumaça branca subiu. O nome foi anunciado. Às 14h13 (HORÁRIO DE BRASÍLIA), apareceu na sacada da Basílica de São Pedro com o nome de Leão XIV, dando início a um novo capítulo da história da Igreja.

A escolha marca o fim de um conclave iniciado após a morte do papa Francisco, um dos mais significativos da era contemporânea.

O eleito assume agora a missão de guiar 1,4 bilhão de fiéis em um cenário mundial de desafios espirituais, culturais e morais.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, EUA, é um cardeal católico americano da Ordem de Santo Agostinho (OSA).

Formado em Matemática pela Villanova University (1977), possui mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma. Ordenado padre em 1982, atuou como missionário no Peru (1985-1986 e 1988-1998), onde foi pároco, professor de seminário e oficial diocesano.

Foi prior geral dos agostinianos de 2001 a 2013 e bispo de Chiclayo, Peru, de 2015 a 2023. Em 2023, o Papa Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, elevando-o a cardeal no mesmo ano.

Em 2025, foi promovido a cardeal-bispo, com a sé suburbicária de Albano. Considerado "papabile" no conclave de 2025, Prevost é reconhecido por sua experiência pastoral, moderação e alinhamento com as reformas do Papa Francisco.

A cobertura completa da eleição papal continua em nossas redes e na programação especial da Brasil Paralelo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais