This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

O que os jornais internacionais falaram sobre a vitória de Milei na Argentina?

Jornais destacam o avanço das reformas liberais e o fortalecimento do presidente argentino no Congresso.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/10/2025 12:46
REUTERS/Agustin Marcarian

O presidente argentino, Javier Milei, venceu as eleições legislativas realizadas no último domingo (26) e ampliou sua base no Congresso.

Seu partido, La Libertad Avanza (LLA), obteve 40,84% dos votos em todo o país, com vitórias expressivas em Buenos Aires.

A coalizão peronista, Fuerza Patria, ligada à ex-presidente Cristina Kirchner, ficou em segundo lugar, com cerca de 31% dos votos.

O pleito foi visto como um teste de popularidade para Milei e uma definição sobre o futuro de suas reformas econômicas e privatizações.

  • Gostaria de receber mais notícias sobre a vitória de Milei gratuitamente por e-mail? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

The Guardian (Reino Unido)

O britânico The Guardian destacou que, embora Milei ainda não tenha maioria no Congresso, que segue sob influência peronista, o resultado foi “surpreendente”, considerando as recentes quedas de popularidade do governo.

Manchete do The Guardian. Imagem: reprodução.

O jornal lembrou que Milei iniciou o mandato com cortes drásticos de gastos públicos, redução de cargos e congelamento de investimentos em infraestrutura, saúde e educação.

El País (Espanha)

O jornal espanhol, El País, afirmou que o governo construiu a campanha “em torno do medo de um retorno do peronismo em sua forma kirchnerista” e que Milei apresentou a disputa como uma “batalha entre o bem, representado por ele, e o mal, representado pelo kirchnerismo”.

Manchete do El País. Imagem: reprodução.

O jornal avaliou que a estratégia se mostrou “bem-sucedida” e consolidou a narrativa do presidente entre os eleitores.

The New York Times (Estados Unidos)

O The New York Times descreveu o pleito como um “teste crucial” para o governo de Milei, destacando que o resultado “lhe dá apoio legislativo suficiente para impedir que seus vetos sejam derrubados”.

Manchete The New York Times. Imagem: reprodução.

De acordo com o jornal, a vitória fortalece a “ambiciosa agenda de reformas econômicas” e foi comemorada também pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado político de Milei.

Clarín (Argentina)

O argentino Clarín chamou o resultado de “vitória surpreendente”, destacando que Milei venceu inclusive na província de Buenos Aires, reduto tradicional do peronismo.

Manchete Clarín. Imagem: reprodução.

O jornal descreveu o desempenho do presidente como “inesperado por sua magnitude” e afirmou que a conquista foi apresentada por Milei como “épica”.

Reuters (Agência Internacional)

A agência de notícias Reuters, com sede em Londres, informou que o partido de Milei “obteve uma vitória tranquila nas eleições legislativas de meio de mandato”.

De acordo com a publicação, os eleitores “lhe deram um mandato para continuar impulsionando sua reforma radical da economia, apesar do descontentamento com as medidas de austeridade”.

Manchete da Reuters. Imagem: reprodução

Com a vitória, La Libertad Avanza ampliará sua presença no Congresso argentino, o que pode garantir ao governo maior estabilidade política e poder de negociação para aprovar projetos.

Para Milei, o resultado consolida o apoio popular às suas propostas de redução do gasto público, privatização de estatais e liberalização econômica, pilares de sua política desde a posse em 2023.

Com o novo Congresso, Javier Milei entra na segunda metade do mandato com o maior impulso político desde que assumiu o governo.

Agora, enfrenta o desafio de provar que suas reformas liberais podem reverter décadas de crise na economia argentina.

Conheça as origens da crise pela qual a Argentina passou na trilogia original da Brasil Paralelo A queda da Argentina. Assista ao primeiro episódio da série gratuitamente.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais