
O presidente argentino, Javier Milei, venceu as eleições legislativas realizadas no último domingo (26) e ampliou sua base no Congresso.
Seu partido, La Libertad Avanza (LLA), obteve 40,84% dos votos em todo o país, com vitórias expressivas em Buenos Aires.
A coalizão peronista, Fuerza Patria, ligada à ex-presidente Cristina Kirchner, ficou em segundo lugar, com cerca de 31% dos votos.
O pleito foi visto como um teste de popularidade para Milei e uma definição sobre o futuro de suas reformas econômicas e privatizações.
O britânico The Guardian destacou que, embora Milei ainda não tenha maioria no Congresso, que segue sob influência peronista, o resultado foi “surpreendente”, considerando as recentes quedas de popularidade do governo.

O jornal lembrou que Milei iniciou o mandato com cortes drásticos de gastos públicos, redução de cargos e congelamento de investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
O jornal espanhol, El País, afirmou que o governo construiu a campanha “em torno do medo de um retorno do peronismo em sua forma kirchnerista” e que Milei apresentou a disputa como uma “batalha entre o bem, representado por ele, e o mal, representado pelo kirchnerismo”.

O jornal avaliou que a estratégia se mostrou “bem-sucedida” e consolidou a narrativa do presidente entre os eleitores.
O The New York Times descreveu o pleito como um “teste crucial” para o governo de Milei, destacando que o resultado “lhe dá apoio legislativo suficiente para impedir que seus vetos sejam derrubados”.

De acordo com o jornal, a vitória fortalece a “ambiciosa agenda de reformas econômicas” e foi comemorada também pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado político de Milei.
O argentino Clarín chamou o resultado de “vitória surpreendente”, destacando que Milei venceu inclusive na província de Buenos Aires, reduto tradicional do peronismo.

O jornal descreveu o desempenho do presidente como “inesperado por sua magnitude” e afirmou que a conquista foi apresentada por Milei como “épica”.
A agência de notícias Reuters, com sede em Londres, informou que o partido de Milei “obteve uma vitória tranquila nas eleições legislativas de meio de mandato”.
De acordo com a publicação, os eleitores “lhe deram um mandato para continuar impulsionando sua reforma radical da economia, apesar do descontentamento com as medidas de austeridade”.

Com a vitória, La Libertad Avanza ampliará sua presença no Congresso argentino, o que pode garantir ao governo maior estabilidade política e poder de negociação para aprovar projetos.
Para Milei, o resultado consolida o apoio popular às suas propostas de redução do gasto público, privatização de estatais e liberalização econômica, pilares de sua política desde a posse em 2023.
Com o novo Congresso, Javier Milei entra na segunda metade do mandato com o maior impulso político desde que assumiu o governo.
Agora, enfrenta o desafio de provar que suas reformas liberais podem reverter décadas de crise na economia argentina.
Conheça as origens da crise pela qual a Argentina passou na trilogia original da Brasil Paralelo A queda da Argentina. Assista ao primeiro episódio da série gratuitamente.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
Cupom aplicado 37% OFF
.png)
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
.png)
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP