As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 21, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Este é o ano da virada para o ocidente? Javier Milei afirma que sim

Produção resgata estratégia criada nas revoluções do século XX para explicar a dinâmica da falsa oposição na política brasileira.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
21/1/2026 18:21
Reprodução

Javier Milei discursou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, onde afirmou que o capitalismo de livre mercado é o único sistema “eticamente e moralmente justo”.

Diante de líderes políticos e empresariais, o presidente argentino criticou o socialismo e disse que a América vive um “renascimento das ideias de liberdade”.

Milei falou após o pronunciamento de Donald Trump, e usou o palco para reforçar sua imagem como um dos principais líderes liberais do Ocidente.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Críticas ao socialismo

Ao criticar o socialismo, Milei citou o economista Thomas Sowell para sustentar que o sistema pode “parecer atraente”, mas historicamente termina em fracasso.

Ele citou a Venezuela como exemplo, mencionando a queda de cerca de 80% do PIB e classificando o regime do país como uma “narcoditadura sangrenta” cujos efeitos se espalharam por todo o continente.

A saída para o que chamou de “presente sombrio” passa pelo resgate da filosofia grega, do direito romano e dos valores judaico-cristãos.

“Make Argentina Great Again”

Milei afirmou que, desde o início de seu mandato, a Argentina passou por uma transformação econômica.

As políticas adotadas pelo governo resultaram em:

  • eliminação de um déficit fiscal de 15% do PIB;
  • redução da inflação anual de cerca de 300% para 30%;
  • queda do risco-país em aproximadamente 2.500 pontos-base;
  • retomada do crescimento econômico;
  • redução da pobreza de 57% para 27%.

Ele atribuiu os resultados a políticas baseadas em princípios éticos e a um amplo programa de reformas.

Ao citar o processo de reformas, Milei fez referência ao slogan de Trump e descreveu sua agenda como uma versão argentina do “Make America Great Again”.

Em seguida, retomou discursos feitos em edições anteriores do fórum:

  • em 2024, afirmou que o Ocidente estava em perigo;
  • em 2025, disse ter denunciado o que chamou de “parasitas mentais” da esquerda;

Para o presidente argentino, a América vive hoje um ponto de inflexão. O continente pode se tornar um farol capaz de reacender as ideias de liberdade no Ocidente, em conexão com a tradição greco-romana e judaico-cristã.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais