As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 13, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Manifestante detido no Irã será executado pelo regime dos Aiatolás

Manifestante detido no Irã será executado pelo regime dos Aiatolás

Por
Gabriel Costa
Publicado em
13/1/2026 21:13
Reprodução

O jovem iraniano Erfan Soltani foi preso durante os protestos no Irã e será executado nesta quarta-feira (14). A informação foi divulgada pela Organização Hengaw, que acompanha violações de direitos humanos no país.

Soltani foi detido no dia 8 de janeiro, perto de sua casa e desde então, permanece preso sem acesso a advogado e sem acusação formal apresentada.

A família ficou três dias sem qualquer informação sobre seu paradeiro. A confirmação da prisão e da sentença de morte só chegou no domingo (11), quando autoridades iranianas entraram em contato com os familiares.

  • Entenda o que está acontecendo no Irã no canal da Brasil Paralelo.

Família sem acesso ao processo

De acordo com o portal IranWire, um familiar de Erfan relatou que a família enfrenta forte pressão das autoridades.

Um parente próximo, que é advogado, tentou assumir a defesa do jovem, mas foi impedido e ameaçado por agentes de segurança.

Segundo esse relato, os agentes afirmaram:

“Não há processo para analisar. Anunciamos que qualquer pessoa presa nos protestos será executada. A sentença de Erfan é Moharebeh (inimizade contra Deus); é definitiva e será cumprida.”

Erfan havia recebido ameaças de órgãos de segurança antes mesmo da prisão, mas decidiu continuar participando das manifestações. Ele chegou a relatar à família que estava sendo monitorado.

A primeira divulgação pública da execução foi feita pelo ativista político exilado Ebrahim Allah-Bakhshi, em uma publicação na rede social X.

Quem é Erfan Soltani?

Erfan Soltani tinha 26 anos e trabalhava na indústria de vestuário. Segundo pessoas próximas, ele havia acabado de iniciar um emprego em uma empresa privada. Conhecidos o descrevem como alguém interessado em moda e estilo pessoal.

Em suas redes sociais, Erfan compartilhava uma rotina ligada à musculação e esportes e levava uma vida considerada discreta. Não há registro público de envolvimento em atividades violentas.

Trump anuncia que ajuda está a caminho

A prisão ocorre em meio a uma nova onda de manifestações no Irã, que tem sido marcada por repressão severa.

Segundo entidades internacionais, o crime de Moharebeh, frequentemente traduzido como “inimizade contra Deus”, tem sido utilizado pelo regime iraniano para justificar condenações rápidas e execuções de opositores políticos.

Diante disso, o presidente Trump se pronunciou em sua rede social Truth social e incentivou os manifestantes a continuarem:

“Patriotas iranianos, continuem protestando e tomem o controle de suas instituições!”

Ele pediu que os protestos continuassem e afirmou que ajuda está chegando.

Até o momento, as autoridades iranianas não divulgaram detalhes formais sobre o processo contra Erfan Soltani nem responderam a questionamentos de organizações internacionais.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais