Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Moraes entra na mira do Parlamento Europeu após sanção dos Estados Unidos

Grupo de parlamentares europeus acusa Moraes de censura e solicita sanções à União Europeia por ameaça à democracia.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/7/2025 18:15
Reuters

Um grupo de 16 deputados do Parlamento Europeu enviou uma carta oficial nesta quarta-feira (30) pedindo sanções contra o ministro Alexandre de Moraes. O destino foi a Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores, Kaja Kallas. 

No texto, os deputados acusam Moraes de promover censura e perseguição política:

“Em muitas situações, o juiz Moraes tem agido unilateralmente, com poderes que lhe permitem, na prática, atuar como investigador, promotor e juiz ao mesmo tempo.”

Os parlamentares também criticam o que chamam de “autoritarismo judicial” no Brasil, comparando as decisões do ministro a práticas adotadas por regimes como China e Rússia.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu e-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Entre as ações citadas estão o bloqueio de contas do ex-presidente Jair Bolsonaro em redes sociais e a proibição da divulgação de conteúdos relacionados a ele por terceiros.

A carta foi assinada por eurodeputados dos grupos ECR (Conservadores e Reformistas Europeus) e Patriots. Um dos signatários, o polonês Dominik Tarczyński, classificou Moraes como “uma ameaça grave à democracia brasileira e global”.

O apelo ocorre no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos anunciou sanções contra Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky. A medida inclui o bloqueio de ativos sob jurisdição americana e a proibição de entrada nos EUA.

O caso amplia a repercussão internacional sobre o papel do ministro Alexandre de Moraes nas decisões do Judiciário brasileiro.

Com a pressão crescente de diferentes esferas estrangeiras, o tema deve continuar em debate nos próximos dias, tanto no Brasil quanto no exterior.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais