Durante a cobertura do conclave que elegeu o papa Leão XIV, o correspondente da Brasil Paralelo esteve presente em Roma e participou da coletiva de imprensa com os cardeais brasileiros.
Estavam presentes no encontro:
Na ocasião, o correpondente Miguel Vidigal, da Brasil Paralelo, dirigiu uma pergunta a Dom Paulo César sobre a espiritualidade do novo pontífice e a possível origem de seu nome.
“Dom Paulo César, o senhor poderia comentar sobre a espiritualidade do papa Leão XIV? Ele escreveu bastante sobre santidade e oração enquanto cardeal. Também vimos uma foto dele rezando diante do Santíssimo após o conclave e ele quis incluir uma Ave Maria fora do cerimonial. Poderia falar sobre esse lado religioso e mariano do novo papa? E, se possível, esclarecer por que ele escolheu o nome ‘Leão’?”
“Primeiro, o papa Leão XIV vem da Ordem dos Agostinianos, ou seja, é um homem de profunda espiritualidade. Ele nasceu em uma família católica, teve uma boa formação e ingressou na Ordem de Santo Agostinho. Parece que inicialmente se interessava por matemática, mas acabou seguindo a vida religiosa.
Sendo agostiniano, vive uma espiritualidade voltada para o seguimento de Jesus Cristo, mediado pelo carisma de Santo Agostinho. É um homem com profunda espiritualidade e formação intelectual, é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, aqui de Roma.
Tem também uma experiência pastoral muito ampla. Já foi superior geral da sua congregação e exerceu seu ministério principalmente no Peru e nos Estados Unidos. É um homem com uma visão universal, que transmite, no convívio cotidiano, a solidez de sua espiritualidade por meio de seu estilo calmo e firme de se relacionar.
É uma pessoa muito tranquila, com grande capacidade de escuta, que transmite serenidade a quem está com ele. Isso revela uma espiritualidade muito sólida. Além disso, é um religioso: alguém que escolheu seguir Jesus Cristo como agostiniano e que chegou ao posto mais alto de sua congregação, o de superior geral.
Também é evidente o seu profundo amor a Maria. Após a eleição — e aqui podemos falar disso, já que o conclave termina no momento em que ele aceita o cargo — ele se revestiu das vestes papais, falou conosco e, antes de aparecer na sacada, foi rezar na Capela Paulina.
Lá fez um momento de adoração. Só depois disso é que foi à sacada. Nós, cardeais, já estávamos nas sacadas laterais quando ele apareceu. Isso mostra como ele prioriza o recolhimento e a oração.
É, de fato, um homem de profunda espiritualidade, com uma vida verdadeiramente enraizada em Jesus Cristo e em seu Evangelho. Isso pode ser percebido inclusive pela homilia que ele fez hoje: falou que a fé de Pedro é a fé que ele deve continuar a guardar como papa, sendo o guardião da Igreja.”
🎥 Quer entender mais sobre a missão do papa e o papel decisivo do papado na história da Igreja e da civilização ocidental?
Assista agora ao nosso mini documentário exclusivo e descubra como a liderança espiritual da Igreja moldou o mundo ao longo dos séculos.
Acompanhe também as lives com especialistas para analisar essas eleições papais e a provável visão de mundo e ações de Leão XIV.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP