Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

“Leão XIV é um homem de profunda espiritualidade”, diz Dom Paulo César em coletiva com cardeais brasileiros

Correspondente da Brasil Paralelo em Roma participou da coletiva de imprensa com os cardeais do Brasil após a eleição do novo papa

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/5/2025 15:29
Reprodução youtube

Durante a cobertura do conclave que elegeu o papa Leão XIV, o correspondente da Brasil Paralelo esteve presente em Roma e participou da coletiva de imprensa com os cardeais brasileiros.

Estavam presentes no encontro:

  • Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo;
  • Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro;
  • Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA);
  • Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida;
  • Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus;
  • Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB;
  • Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).

Na ocasião, o correpondente Miguel Vidigal, da Brasil Paralelo, dirigiu uma pergunta a Dom Paulo César sobre a espiritualidade do novo pontífice e a possível origem de seu nome.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Dom Paulo Cezar comenta espiritualidade do papa Leão XIV após pergunta da Brasil Paralelo

“Dom Paulo César, o senhor poderia comentar sobre a espiritualidade do papa Leão XIV? Ele escreveu bastante sobre santidade e oração enquanto cardeal. Também vimos uma foto dele rezando diante do Santíssimo após o conclave e ele quis incluir uma Ave Maria fora do cerimonial. Poderia falar sobre esse lado religioso e mariano do novo papa? E, se possível, esclarecer por que ele escolheu o nome ‘Leão’?”

Resposta de Dom Paulo Cezar Costa

“Primeiro, o papa Leão XIV vem da Ordem dos Agostinianos, ou seja, é um homem de profunda espiritualidade. Ele nasceu em uma família católica, teve uma boa formação e ingressou na Ordem de Santo Agostinho. Parece que inicialmente se interessava por matemática, mas acabou seguindo a vida religiosa.
Sendo agostiniano, vive uma espiritualidade voltada para o seguimento de Jesus Cristo, mediado pelo carisma de Santo Agostinho. É um homem com profunda espiritualidade e formação intelectual, é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, aqui de Roma.
Tem também uma experiência pastoral muito ampla. Já foi superior geral da sua congregação e exerceu seu ministério principalmente no Peru e nos Estados Unidos. É um homem com uma visão universal, que transmite, no convívio cotidiano, a solidez de sua espiritualidade por meio de seu estilo calmo e firme de se relacionar.
É uma pessoa muito tranquila, com grande capacidade de escuta, que transmite serenidade a quem está com ele. Isso revela uma espiritualidade muito sólida. Além disso, é um religioso: alguém que escolheu seguir Jesus Cristo como agostiniano e que chegou ao posto mais alto de sua congregação, o de superior geral.
Também é evidente o seu profundo amor a Maria. Após a eleição — e aqui podemos falar disso, já que o conclave termina no momento em que ele aceita o cargo — ele se revestiu das vestes papais, falou conosco e, antes de aparecer na sacada, foi rezar na Capela Paulina.
Lá fez um momento de adoração. Só depois disso é que foi à sacada. Nós, cardeais, já estávamos nas sacadas laterais quando ele apareceu. Isso mostra como ele prioriza o recolhimento e a oração.
É, de fato, um homem de profunda espiritualidade, com uma vida verdadeiramente enraizada em Jesus Cristo e em seu Evangelho. Isso pode ser percebido inclusive pela homilia que ele fez hoje: falou que a fé de Pedro é a fé que ele deve continuar a guardar como papa, sendo o guardião da Igreja.”

Saiba mais sobre a importância e história do papa

🎥 Quer entender mais sobre a missão do papa e o papel decisivo do papado na história da Igreja e da civilização ocidental?

Assista agora ao nosso mini documentário exclusivo e descubra como a liderança espiritual da Igreja moldou o mundo ao longo dos séculos.

Acompanhe também as lives com especialistas para analisar essas eleições papais e a provável visão de mundo e ações de Leão XIV.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais