As Forças de Defesa de Israel bombardearam o prédio Al-Roya 2, um arranha-céu de 12 andares localizado no centro de Gaza.
Esta é a quarta estrutura do tipo destruída em quatro dias consecutivos. O edifício abrigava famílias deslocadas e foi atingido três horas após uma ordem de evacuação.
O ataque ao Al-Roya 2 é parte de uma estratégia para desmantelar estruturas que seriam utilizadas pelo Hamas para observação, comando e lançamento de mísseis.
Segundo o Exército israelense, o prédio foi utilizado durante toda a guerra para planejar e promover ataques terroristas, tendo explosivos plantados ao seu redor.
Ainda não há confirmação oficial sobre mortos ou feridos no ataque, mas um vídeo registrou o momento em que dois mísseis atingem a base do edifício. Assista abaixo:
A ofensiva se intensificou desde a sexta-feira, com a destruição do segundo maior edifício de Gaza. No sábado, outro arranha-céu residencial foi bombardeado.
No domingo, o prédio Al-Roya foi ao chão. Segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ao menos 50 edifícios já foram destruídos na região.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, usou palavras duras:
“Hoje, uma enorme tempestade de furacão atingiu os céus da cidade de Gaza, e os telhados das torres do terror tremerão. Este é o último aviso para os assassinos e estupradores do Hamas: libertem os reféns e depõem as armas, ou Gaza será destruída e vocês serão aniquilados”.
Desde o início da guerra, desencadeada pelo ataque do Hamas em outubro de 2023, mais de 64 mil palestinos morreram, segundo autoridades de Gaza.
Entenda o que está por trás da guerra no Oriente Médio para além das narrativas ocidentais com o documentário From The River to the Sea.
No domingo (7), Trump publicou uma mensagem para o grupo terrorista em sua rede social, a Truth Social:
“Todos querem os reféns EM CASA. Todos querem que esta Guerra acabe! Os israelenses aceitaram meus termos. É hora de o Hamas aceitar também. Eu avisei o Hamas sobre as consequências de não aceitar. Este é meu último aviso, não haverá outro! Agradeço a atenção a este assunto.”
Segundo a Axious, o presidente propôs a libertação de 48 reféns israelenses em troca de um cessar-fogo e do fim da operação israelense em Gaza.
Israel também soltaria entre 2.500 e 3.000 membros do grupo, incluindo combatentes condenados à prisão perpétua.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP