This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Governo Lula dobra gasto com propaganda digital um ano antes das eleições

Levantamento aponta salto nos gastos da Secom com campanhas online.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/10/2025 12:07
Ricardo Stuckert

De janeiro a outubro, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) desembolsou R$69 milhões em campanhas digitais, um aumento de 110% em relação ao mesmo período de 2024, quando o valor foi de R$33 milhões.

A nova estratégia mira influenciadores de médio alcance, escolhidos para falar com públicos fora da bolha petista, especialmente eleitores de centro e centro-direita.

As campanhas começaram a ganhar força em julho, depois de um semestre marcado por notícias, como a crise do Pix, a alta no preço dos alimentos e denúncias de fraudes no INSS.

Desde então, as quatro agências contratadas pela Secom passaram a incluir influenciadores digitais nas ações de comunicação do governo.

Esses criadores não são pagos diretamente pela secretaria e recebem em média R$20 mil por campanha.

Entre os nomes escolhidos está o apresentador João Kléber, conhecido pelo quadro Teste de Fidelidade.

Em uma das peças, ele aparece no calçadão de Osasco, na Grande São Paulo, perguntando às pessoas: “Você é fiel ao Brasil?”

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Mudanças na Secom

A guinada digital começou com a chegada de Sidônio Palmeira, publicitário e marqueteiro histórico do Partido dos Trabalhadores, que assumiu a Secom em janeiro.
Sob sua gestão, o investimento em propaganda online passou de 13,7% para 25% do orçamento total de comunicação.

Durante a administração anterior, comandada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a maior parte da verba era destinada a rádios de cidades pequenas e campanhas de TV.

Palmeira também aumentou em 93% o investimento em publicidade no cinema, que passou de R$1,1 milhão para R$2,1 milhões, coincidindo com a vitória do filme Ainda Estou Aqui no Oscar de 2025.

O investimento crescente em comunicação digital ocorre a um ano das eleições municipais de 2026, quando o governo tenta ampliar sua presença nas redes sociais.

Na última semana, o presidente Lula esteve na Malásia e anunciou que será candidato à reeleição ao Palácio do Planalto.

A estratégia marca uma mudança na forma como o governo busca comunicar suas ações, ampliando o investimento em campanhas digitais e no uso de influenciadores para alcançar diferentes públicos.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais