O governo dos Estados Unidos criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro. Em nota publicada nesta segunda-feira (4), prometeu sanções a todos que colaborarem com o que classificou como "conduta sancionada".
A declaração partiu do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, setor responsável pela diplomacia com países da América Latina.
O texto afirma que Moraes, recentemente incluído na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, “continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia”.
“O juiz Moraes, agora um violador de direitos humanos sancionado pelos EUA, continua a impor restrições à capacidade de Jair Bolsonaro se defender em público. Deixem Bolsonaro falar”, diz a nota.
Segundo o comunicado, os Estados Unidos “responsabilizarão todos aqueles que auxiliarem ou incentivarem” a conduta do ministro do STF.
Na semana passada, o nome de Alexandre de Moraes foi adicionado à lista de sanções internacionais por meio da Lei Global Magnitsky.
A medida, assinada pelo presidente Donald Trump, bloqueia bens e contas nos Estados Unidos e impede a entrada do magistrado em solo americano. Foi a primeira vez que um juiz de uma Suprema Corte de um país democrático foi incluído nesse tipo de sanção.
Além de Moraes, outros sete ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também tiveram seus vistos cancelados pelo governo americano.
A decisão veio após a imposição de medidas cautelares contra Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de sair de casa aos fins de semana.
A nota do Departamento de Estado encerra com uma promessa de vigilância diplomática:
“Os Estados Unidos condenam a decisão de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos os que colaborarem com condutas sancionadas”.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP