Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Governo Trump revoga visto de Alexandre de Moraes e impõe sanção a aliados e familiares

A medida foi anunciada por Marco Rubio e é interpretada como retaliação às ações do STF contra Jair Bolsonaro, que passou a usar tornozeleira eletrônica por ordem de Moraes.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/7/2025 21:45
À esquerda, Donald Trump, à direita, Alexandre de Moraes.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação imediata do visto americano do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além de seus aliados no tribunal e familiares próximos. 

A medida foi comunicada pelo próprio Rubio em uma postagem nas redes sociais e ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou uma série de restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo Rubio, a revogação foi motivada por “uma caça às bruxas política” promovida por Moraes contra Bolsonaro. O secretário afirmou que essa perseguição teria criado um “complexo de censura” tão amplo que “viola direitos básicos dos brasileiros” e ainda “atinge os americanos”. Veja a mensagem completa:

“Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato.”, publicou Rubio no X.

Embora Rubio tenha citado “aliados no tribunal”, não ficou claro a quem exatamente a medida se refere. Ele afirmou que a revogação dos vistos passa a valer de forma imediata para Moraes, seus aliados e seus familiares.

A resposta veio horas após o STF, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), impor medidas cautelares contra Bolsonaro. As restrições incluem uso obrigatório de tornozeleira, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, proibição de usar redes sociais e de manter contato com diplomatas e outros investigados. A PGR alegou “risco concreto de fuga” do ex-presidente e possível tentativa de obstrução da Justiça.

Alexandre de Moraes também apontou que Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atuaram para pressionar o Judiciário brasileiro com ajuda de autoridades americanas. 

Bolsonaro nega as acusações e afirma que nunca cogitou fugir do país. O ex-presidente também acusa o STF de o julgar politicamente, não respeitando o princípio da imparcialidade.

Eduardo Bolsonaro agradeceu a Trump e a Rubio pela retaliação: 

“Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também ou quem sabe até perderão seus vistos”, publicou.

A crise diplomática se agrava em um contexto já tenso nas relações entre os dois países, especialmente após a imposição de tarifas comerciais por parte dos EUA ao Brasil. O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre a decisão.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais