This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Contrapondo o Foro de São Paulo, Padre Kelmon cria uma organização conservadora e anticomunista: o Foro do Brasil

O grupo já conta com diversos políticos conservadores e já está funcionando, tendo sido legalmente formalizado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/7/2023 18:42
Marcos Serra Lima/g1

Padre Kelmon reuniu diversos políticos e religiosos brasileiros para criar o Foro do Brasil, instituto que busca articular ativistas conservadores e promover projetos políticos e sociais de direita em todo o país.

O grupo nasceu para ser um contraponto ao Foro de São Paulo, organização que busca promover o socialismo na América Latina.

A primeira reunião do Foro do Brasil ocorreu no dia 29/06, na Câmara dos Deputados, com a presença de diversos políticos e ativistas, especialmente:

  • Senador Magno Malta;
  • Deputado Eli Borges, presidente da frente evangélica no Congresso;
  • Deputada Bia Kicis;
  • Deputada Carla Zambelli.

Na primeira reunião do grupo, os organizadores deixaram claro seu objetivo central:

“Com um estatuto social de 32 páginas, [o foro] representa os valores da cultura judaico-cristã, o estado mínimo, direitos individuais, livre expressão de propriedade, o direito ao porte de armas para a defesa pessoal e da propriedade, o livre mercado e economia liberal”.

Padre Kelmon destacou a necessidade de que os conservadores se unam para lutar contra a ideologia de gênero, o aborto e a legalização das drogas.

  • O Padre Kelmon é Padre? Conheça o ativista conservador, candidato à presidência pelo PTB em 2022.

O poder do Foro de São Paulo

O Foro de São Paulo é uma instituição internacional de esquerda fundada em 1990 por Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

É a maior organização política da América Latina e está entre as maiores do mundo. Partidos legais e grupos considerados organizações criminosas participam do Foro de São Paulo. Por exemplo, os grupos ligados ao narcotráfico e à indústria de sequestros, como as Farc e o MIR chileno.

O advogado paulista, José Carlos Graça Wagner, foi o primeiro a descobrir o Foro de São Paulo e a revelá-lo em 1º de setembro de 1997. Inicialmente, sua existência foi negada. Aqueles que falavam sobre isso eram considerados teóricos da conspiração.

Foi o doutor Wagner quem contou ao professor Olavo de Carvalho sobre a existência do Foro de São Paulo. Na época, Olavo escrevia para jornais: O Globo, a Folha, o Jornal da Tarde, a Zero Hora

Nas palavras de Olavo de Carvalho:

“Nunca se viu, no mundo, em escala tão gigantesca, uma convivência tão íntima, tão persistente, tão organizada e tão duradoura entre a política e o crime”.

Líderes do Foro de São Paulo

Articulando-se, os membros do Foro de São Paulo trabalharam em prol da eleição de governantes em toda a América Latina, bem como mobilizaram a oposição contra governos. Onze membros da organização foram eleitos presidentes, eles são:

  1. Hugo Chávez, Venezuela, 1999;
  2. Luiz Inácio Lula da Silva, Brasil 2002;
  3. Tabaré Vásquez, Uruguai 2004;
  4. Martín Torrijos, Panamá 2004;
  5. Evo Morales, Bolívia 2005;
  6. Michelle Bachelet, Chile 2006;
  7. Rafael Correa, Equador 2006;
  8. Daniel Ortega, Nicarágua 2006;
  9. Fernando Lugo, Paraguai 2008;
  10. Maurício Funes, El Salvador 2009;
  11. Ollanta Humala, Peru 2011.

Qual é a finalidade do Foro de São Paulo?

No Foro de São Paulo, os partidos de esquerda da América Latina foram reunidos. A intenção da articulação desses partidos era fortalecer a esquerda na América Latina. No início, a organização operava em sigilo, hoje o Foro de São Paulo possui um site oficial que reune informações importantes sobre o grupo.

Os atuais ditadores da Venezuela e da Nicarágua são membros do foro. Em junho deste ano, o Foro de São Paulo se reuniu e emitiu um documento sobre a situação política dos países socialistas da América Latina:

“À firmeza e avanços de Cuba, Venezuela e Nicarágua, somam-se vitórias eleitorais que, tendo como premissa a unidade programática, frearam o desenvolvimento do neofascismo na região”, diz o documento. 

Ditaduras da Nicarágua e Venezuela

Buscando entender como os líderes das ditaduras latino americanas chegaram e se mantiveram no poder, a Brasil Paralelo realizou duas produções originais neste ano:

Clique no título de cada um deles logo acima para saber mais sobre as produções. Confira os trailers:

Nicarágua: Liberdade Exilada

Infiltrados: Venezuela

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais