Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Foro de SP elogia ditaduras e ataca EUA e UE

O texto do documento-base endossou o papel das ditaduras da Venezuela, Nicarágua, Cuba e China, e atribuiu à OTAN a responsabilidade da Guerra na Ucrânia.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/6/2023 12:06
Foto: Ricardo Stucker/PT

Foi divulgado o documento-base do Foro de São Paulo, que será discutido em Brasília no final deste mês. O texto destaca os regimes políticos de Cuba, Venezuela e Nicarágua, sem apresentar críticas sobre a natureza ditatorial desses regimes.

“À firmeza e avanços de Cuba, Venezuela e Nicarágua, somam-se vitórias eleitorais que, tendo como premissa a unidade programática, frearam o desenvolvimento do neofascismo na região”, diz o documento.

O documento evidencia a relevância da China como um “fator de estabilidade e equilíbrio” para a América Latina e tece críticas aos Estados Unidos:

“Os EUA pretendem reverter seu declínio e recuperar seu status hegemônico anterior, em um esforço desesperado que põe em risco a paz mundial. Aí residem as ameaças fundamentais à soberania, ao desenvolvimento e à justiça social que pairam sobre os povos de Nossa América”, afirma o texto.

O encontro está agendado para acontecer em Brasília, entre os dias 29 junho e 02 de julho, com o objetivo de homenagear a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, que é aguardado para o evento.

O PT ocupa a secretaria-executiva do Foro, sendo um dos membros mais influentes deste grupo.

O Foro atribui a responsabilidade pela guerra na Ucrânia aos Estados Unidos e à União Europeia em seu documento. Não há menção de responsabilização para a Rússia, o país invasor.

“O esforço dos Estados Unidos e seus aliados na União Européia para continuar a expansão progressiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para as fronteiras da Federação Russa levou a um cenário com implicações de alcance imprevisível, que poderia ser evitado. Este conflito tem múltiplas implicações e diferentes visões; no entanto, a consciência da necessidade de encontrar uma solução política é crescente em todo o mundo”.

Só no streaming da Brasil Paralelo você encontra uma série completa de Originais para te situar nos principais problemas da América Latina:

Com apenas uma assinatura, você desbloqueia esse conteúdo e muito mais. Toque no link e assista agora às produções.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais