Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 30, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

Qual o tamanho da crise na Venezuela? A resposta é dada pelo próprio povo venezuelano

Viajamos até o país para conhecer a resposta dada pelo próprio povo venezuelano.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/5/2023 16:59
Fonte: de autoria própria.

De acordo com a ONG Cedice (Centro de Difusão do Conhecimento Econômico), em 2022 a inflação na Venezuela superou os 300%. O país que contém as maiores reservas de petróleo do mundo, há anos enfrenta uma crise econômica e social.

Por um lado, defendem que o país é governado por uma democracia e que a razão da crise são os embargos americanos. Por outro, afirmam que o país é governado por uma ditadura socialista desde o regime de Hugo Chávez.

A crise venezuelana não é apenas econômica, mas também uma crise humanitária e migratória que impacta diversos países vizinhos na América Latina, dentre eles, o Brasil.

Segundo dados apurados pela CNN e BBC:

  • mais de 6,8 milhões de venezuelanos já deixaram o país;
  • 96,2% da população venezuelana vive na pobreza;
  • 79,3% da população estão em situação de extrema pobreza;
  • o PIB venezuelano caiu 75% nos últimos 8 anos.

Ao mesmo tempo, o bairro Las Mercedes, em Caracas, é considerado o “epicentro do boom de luxo e capitalismo da Venezuela”, segundo a BBC.

Como a Venezuela chegou nesse estado?

Independente das narrativas que apoiam ou criticam o país, a realidade venezuelana só era divulgada pela voz dos outros.

A Brasil Paralelo decidiu descobrir a realidade do país pelos olhos do povo venezuelano

A convite da Brasil Paralelo, Bruno Musa foi até a Venezuela para ver com seus próprios olhos a realidade nua e crua desse país. O economista e empreendedor conheceu a realidade dos venezuelanos tendo conhecido pessoas e ouvido relatos sobre a realidade do dia a dia.

A viagem ajudou a revelar o que é verdade e o que é mentira sobre o que é dito do país. O novo Original Brasil Paralelo é uma produção inédita contada pelo próprio povo venezuelano e com imagens inéditas feitas dentro do país.

Nas palavras de Bruno Musa:

“Eu filmei tudo e quero compartilhar cada momento dessa viagem para que você sinta exatamente o que eu senti na pele, conhecendo a Venezuela de perto.

Eu quero trazer ao povo brasileiro as palavras do povo venezuelano.
Uma Venezuela por quem vive a Venezuela.

Conversei com líderes comunitários, jornalistas, professores, funcionários públicos e moradores das mais diversas regiões, incluindo cidadãos de Petare, a maior favela da América Latina.

Conheci pessoas, ouvi relatos, me emocionei… e tive contato com histórias de vida que mudaram a minha forma de enxergar aquele país.

Descobri também que lá tem até loja da Ferrari, e que existem restaurantes oferecendo verdadeiros banquetes de luxo.

Consegui também uma entrevista exclusiva com Juan Guaidó, líder da oposição ao governo Maduro e fundador do partido Voluntad Popular, que hoje tem seus principais líderes presos ou exilados”
.

A viagem virou o novo documentário da Brasil Paralelo: Infiltrados: Venezuela, que estreia em junho.

Essa história começará a ser contada hoje, às 19 horas, no Youtube da Brasil Paralelo. Toque no link, ative o lembrete e prepare-se para conhecer essa história.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais