Saúde
3
min de leitura

Bulas de remédio passarão a vir em QR Codes

A medida será testada até 2026 nos medicamentos distribuídos em hospitais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/7/2024 18:06
PF - Farma - Reprodução

A forma como médicos e pacientes se informam sobre a composição e os efeitos de medicamentos irá mudar. A Anvisa aprovou uma nova regra que substitui as bulas de remédio impressas por versões digitais. As embalagens passarão a receber um QR Codes que irão direcionar o usuário a um site ou PDF com as mesmas orientações encontradas na versão impressa. A novidade será a possibilidade de os laboratórios incluírem no material fotos ou vídeos explicativos sobre como utilizar o medicamento.

  • Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

Inicialmente essa mudança será implementada apenas em medicamentos distribuídos em hospitais e nos de emissão gratuitas que não exigem prescrição médica. A tecnologia será testada até 2026. Até a aprovação, os remédios comprados em farmácias continuarão contendo a bula impressa tradicional. Caso o método funcione, a Anvisa planeja expandir o modelo digital para todos os tipos de medicamentos.

O que as pessoas pensam sobre a ideia?

A proposta tem sido analisada de modo divergente. Os defensores da medida acreditam que a inovação permitirá a personalização das informações e tornará a bula mais útil e acessível. Seus críticos apontam que a desigualdade social no acesso a smartphones pode dificultar que uma parte da população tenha acesso às informações. Nayara Magalhães afirmou em entrevista ao portal Brasil Paralelo que não gostou da medida, pois torna o dia a dia menos prático. 

Eu já deixei de frequentar restaurantes pela falta de cardápio físico. Entendo a intenção, mas e se naquele momento a pessoa está sem acesso à internet? Ficará sem ler as informações?”, questiona. 


Blog da Saúde - MS - Reprodução

A mudança busca modernizar e facilitar o acesso às informações sobre medicamentos. O futuro revelará como as pessoas se adaptarão.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais