Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Outras
3
min de leitura

Bolsonaro se encontra com Elon Musk, o homem mais rico do mundo, e o chama de "mito da liberdade"

Nesta sexta-feira, dia 20 de maio de 2022, Elon Musk encontrou-se com o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. A pauta do encontro envolve planos de Musk para o país. Analistas políticos veem a reunião como um ato significativo para a geopolítica internacional.

Outras
Por
Publicado em
20/5/2022 15:48

Elon Musk irá se encontrar com o presidente do Brasil para discutir planos de sua empresa de sinal de internet, a Starlink. Musk deseja disponibilizar conexão à internet via satélite para áreas de difícil acesso no Brasil. Certas regiões do país, especialmente da Amazônia, não conseguem receber internet via fibra óptica.

O governo Bolsonaro já elaborou projetos nesse sentido, como o Internet Para Todos, e agora irá discutir um possível investimento de Elon Musk para aprimorar o acesso à internet no país. O encontro também tem o objetivo de analisar o meio ambiente da Amazônia através dos satélites da Starlink.

Tradução: “Super animado de estar no Brasil para lançar a Starlink para 19.000 escolas e áreas rurais desconectadas & monitorar o meio ambiente da Amazônia”.

O empresário africano irá desembarcar no interior de São Paulo, em localização não revelada pelo Palácio do Planalto, no dia 20 de maio. A reunião envolverá diversos membros do Governo Federal.

Elon Musk também se reunirá com empresários brasileiros durante os dias que ficar no Brasil.

Contexto político

Apoiadores de Jair Bolsonaro comemoraram a aproximação do presidente com o empresário devido às ideias políticas de Elon Musk. O bilionário africano defende a liberdade de expressão e livre iniciativa de mercado. Recentemente, também ganhou fama por ter se tornado o homem mais rico do mundo.

Musk fez uma das propostas mais inusitadas dos últimos tempos: a compra de uma das principais redes sociais do mundo, o Twitter. Por 44 bilhões de dólares - a maior compra digital da história.

A título de comparação, o bilionário Donald Trump, famoso magnata dos EUA e ex-presidente do país, possui um patrimônio total de 2,5 bilhões de dólares.

A proposta, que ainda está em andamento, foi motivada pelo desejo de Elon Musk de defender a liberdade de expressão. 

Elon afirmou que a conta do ex-presidente deve ser reativada. O posicionamento de Musk, de forma resumida, é descrito por ele como: 

“Por ‘liberdade de expressão’, eu simplesmente quero dizer aquilo que está dentro da lei. Eu sou contra a censura que vai além da lei. Se as pessoas querem menos liberdade de expressão, elas devem pedir que os governantes criem leis sobre isso. Agir contra isso é ir além da lei, é contrário ao desejo das pessoas”.

O Twitter é uma das principais ferramentas da política moderna, diversos cientistas políticos atribuem as vitórias de Bolsonaro e Trump ao Twitter e outras redes sociais.

Em junho de 2018, a própria direção do Twitter empreendeu uma pesquisa para entender o alcance político da empresa. Os diretores da empresa interagiram com usuários brasileiros, buscando compreender como a plataforma é utilizada como fonte de conhecimento político.

A pesquisa descobriu que 70% dos usuários do Brasil utilizam a rede social para se informar politicamente. Segundo a mesma pesquisa da empresa, 79% dos brasileiros afirmaram que as propostas políticas apresentadas na rede social os ajudam a definir seus votos.

O Twitter censurou a conta de Donald Trump no início de 2021. Sem explicações muito detalhadas, a justificativa para a ação foi que Trump estava incentivando a violência no país.

A decisão dos dirigentes da plataforma reverberou na política dos EUA e, consequentemente, na política do mundo.

Iniciativas de censura, como a do Twitter, vem influenciando a geopolítica internacional. Se Elon Musk tiver sucesso em sua investida sobre a plataforma, poderá mudar esse cenário.

Eleições costumam definir o futuro de um país, mas as eleições dos EUA definem o futuro do mundo inteiro. A Brasil Paralelo apresenta essa realidade de forma detalhada no documentário O Fim Das Nações.

O documentário elucida os principais pontos para compreender a política internacional moderna. Nesse cenário, Musk caminha para se tornar influente na geopolítica global.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais