Segundo Margot Berthold, no livro História Mundial do Teatro, a história da comédia apresenta diversos conflitos políticos e sociais. A autora destaca os dramaturgos do período de Sócrates, especialmente Aristófanes, um famoso escritor de teatros que zombava de políticos, filósofos, deuses e muitos outros elementos da cultura grega.
Ao se tornar alvos de piadas e zombarias, muitos governos e grupos sociais agiram contra comediantes de suas épocas.
Um dos casos mais conhecidos nesse sentido é a censura nazista contra comediantes que fizessem piadas com Hitler, episódio condenado e zombado por Charlie Chaplin no histórico filme O Grande Ditador, de 1940.
Nesse contexto, comediantes como Charlie Chaplin, Mr. Bean, Ricky Gervais, criador de The Office, e John Cleese, co-fundador do grupo Monty Python, e muitos outros se manifestaram contra o que entendiam ser limites exagerados contra a liberdade de expressão na comédia.
Confira suas principais falas:
“Hynkel, o ditador, governou a nação com mão de ferro. A liberdade foi banida, a liberdade de expressão foi suprimida e somente a voz de Hynkel era ouvida. (...) Os ditadores libertam a si mesmos, mas escravizam o povo! Lutemos para libertar o mundo”, Charlie Chaplin (1889-1977) no filme O Grande Ditador (1940).
“O problema claro em criminalizar o insulto é que coisas demais podem ser interpretadas como tal: crítica, ridicularização, sarcasmo, meramente emitir um ponto de vista alternativo à ortodoxia”, disse em uma declaração em 2012, segundo o jornal inglês Daily Mail.
Em uma entrevista à Radio Times, Rowan Atkinson, o Mr. Bean, descreveu ativistas do cancelamento como o equivalente digital de um turba medieval vagando pelas ruas em busca de alguém para queimar.
“Só porque você está ofendido, não significa que você está certo”.
“A ideia de que você precisa ser protegido de qualquer tipo de emoção desconfortável é uma ideia à qual eu definitivamente não me subscrevo”.
O documentário americano, Os Cancelados, é uma das aquisições da plataforma de filmes da Brasil Paralelo.
Adam Carolla, comediante e autor de um dos podcasts mais baixados do mundo, e Dennis Prager, fundador da Prager University, fizeram uma dupla improvável para analisar a história da liberdade de expressão nos Estados Unidos e as restrições que vem sofrendo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP