A importância da Mãe Rússia para soviéticos
A estátua significa a mãe Rússia convocando seus filhos para lutar por seu país, ao mesmo tempo que as águas abaixo simbolizam as lágrimas derramadas por causa da guerra.
Ao redor, é possível ver outros monumentos que remetem à batalha: uma espécie de Pietá Russa, uma obra que mostra uma mãe segurando um filho morto – um soldado russo.
De um lado, a mãe convoca seus filhos para a batalha. De outro, lamenta suas mortes.
Terceira Roma
Desde os primórdios, o governo russo via sua nação como um povo especial: a continuação do Império Romano. Seus reis eram chamados de César - Czar, em russo. A nação era chamada de Mãe Rússia.
Intelectuais e políticos russos deixam isso claro em suas obras. Filofei de Pskov, em suas cartas ao Grão-Duque de Moscou, Vasily III, no início do século XVI, proclamou:
“Duas Romas caíram, a terceira está de pé, e não haverá uma quarta”.
Essa declaração simbolizava a crença de que após a queda de Roma e de Constantinopla, Moscou havia se tornado o último refúgio espiritual do mundo, a continuação de uma das principais civilizações da história.
Uma consequência desse pensamento é a expansão do povo russo contra povos de etnias e culturas diferentes. Esses avanços são observados durante o reinado de Catarina, a Grande, e Ivan IV, o Terrível.
Mas mesmo com o pensamento tradicional e monárquico, o país foi dominado pela ideologia comunista. A tradição russa e o comunismo se uniram formando uma das maiores potências do mundo, disposta a espalhar sua ideologia pelos outros países.
Para entender a história do comunismo na Rússia e em diversos países, a Brasil Paralelo viajou o mundo para produzir um de seus maiores Épicos.
História do Comunismo
Prepare-se para a maior produção já feita sobre a história do comunismo no mundo. Esse foi o maior investimento da história da Brasil Paralelo em documentários.
História do Comunismo estreia gratuitamente no dia 14 de março, trazendo conteúdos inéditos sobre cultura, política, socialismo, comunismo e o século vermelho.
Fomos até:
- Cuba 🇨🇺;
- China 🇨🇳;
- Rússia 🇷🇺;
E muitos outros lugares.
Levamos mais de um ano para realizar essa produção, na qual fizemos entrevistas exclusivas com autoridades mundiais quando o assunto é comunismo.
Reunimos o biógrafo de Stalin, Simon Montefiore; o Biógrafo de Lenin, Victor Sebestyen; e autoridades máximas quando o assunto é ciência política e comunismo.
Ao assistir o Épico BP, História do Comunismo, você vai viajar conosco desde as origens da teoria marxista, passando pelos regimes comunistas de Stalin, Lenin e Fidel, até o comunismo no leste europeu e na China.
Um apanhado completo, por meio de fontes seguras da história da ideologia que sacudiu o mundo e impacta até os dias de hoje a vida de milhões de pessoas, inclusive a sua.