Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Outras
3
min de leitura

Este monumento soviético representa a Rússia como mãe chamando seus filhos para a guerra

A equipe da Brasil Paralelo visitou uma das principais peças históricas da União Soviética: o monumento Motherland Calls.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/2/2024 18:27
Foto tirada pela equipe da Brasil Paralelo.

Talvez você não conheça essa estátua, mas ela celebra um dos acontecimentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial.

A Motherland Calls foi erguida pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas para comemorar a vitória contra Hitler em Stalingrado.

O objetivo de Stalin com a batalha era não permitir o avanço das tropas alemãs, pois isso poderia significar uma invasão na União Soviética. O ditador decretou que os soldados soviéticos que desertassem seriam executados.

Após meses de combate feroz e uma defesa estratégica do exército soviético, os alemães se renderam. O conflito em Stalingrado durou de Agosto de 1942 a Fevereiro de 1943.

A força alemã nunca mais foi a mesma depois dessa batalha e ela pode ter sido fundamental para o resultado da II Guerra.

A importância da Mãe Rússia para soviéticos

A estátua significa a mãe Rússia convocando seus filhos para lutar por seu país, ao mesmo tempo que as águas abaixo simbolizam as lágrimas derramadas por causa da guerra.

Ao redor, é possível ver outros monumentos que remetem à batalha: uma espécie de Pietá Russa, uma obra que mostra uma mãe segurando um filho morto – um soldado russo. 

De um lado, a mãe convoca seus filhos para a batalha. De outro, lamenta suas mortes.

Terceira Roma

Desde os primórdios, o governo russo via sua nação como um povo especial: a continuação do Império Romano. Seus reis eram chamados de César - Czar, em russo. A nação era chamada de Mãe Rússia. 

Intelectuais e políticos russos deixam isso claro em suas obras. Filofei de Pskov, em suas cartas ao Grão-Duque de Moscou, Vasily III, no início do século XVI, proclamou:

“Duas Romas caíram, a terceira está de pé, e não haverá uma quarta”. 

Essa declaração simbolizava a crença de que após a queda de Roma e de Constantinopla, Moscou havia se tornado o último refúgio espiritual do mundo, a continuação de uma das principais civilizações da história.

Uma consequência desse pensamento é a expansão do povo russo contra povos de etnias e culturas diferentes. Esses avanços são observados durante o reinado de Catarina, a Grande, e Ivan IV, o Terrível. 

Mas mesmo com o pensamento tradicional e monárquico, o país foi dominado pela ideologia comunista. A tradição russa e o comunismo se uniram formando uma das maiores potências do mundo, disposta a espalhar sua ideologia pelos outros países.

Para entender a história do comunismo na Rússia e em diversos países, a Brasil Paralelo viajou o mundo para produzir um de seus maiores Épicos.

História do Comunismo 

Prepare-se para a maior produção já feita sobre a história do comunismo no mundo. Esse foi o maior investimento da história da Brasil Paralelo em documentários.

História do Comunismo estreia gratuitamente no dia 14 de março, trazendo conteúdos inéditos sobre cultura, política, socialismo, comunismo e o século vermelho. 

Fomos até:

  • Cuba 🇨🇺;
  • China 🇨🇳;
  • Rússia 🇷🇺;

E muitos outros lugares.

Levamos mais de um ano para realizar essa produção, na qual fizemos entrevistas exclusivas com autoridades mundiais quando o assunto é comunismo.

Reunimos o biógrafo de Stalin, Simon Montefiore; o Biógrafo de Lenin, Victor Sebestyen; e autoridades máximas quando o assunto é ciência política e comunismo.

Ao assistir o Épico BP, História do Comunismo, você vai viajar conosco desde as origens da teoria marxista, passando pelos regimes comunistas de Stalin, Lenin e Fidel, até o comunismo no leste europeu e na China.

Um apanhado completo, por meio de fontes seguras da história da ideologia que sacudiu o mundo e impacta até os dias de hoje a vida de milhões de pessoas, inclusive a sua.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais