Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Outras
3
min de leitura

Brasil Paralelo recebe honraria máxima de Minas Gerais, a medalha da inconfidência

No dia de Tiradentes, Henrique Viana e Filipe Valerim receberam das mãos do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a condecoração dada àqueles que prestaram serviços relevantes ao país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/4/2024 15:11
Acervo Pessoal

Ontem à tarde, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a Brasil Paralelo foi agraciada com a medalha da Inconfidência. Criada em 1952 pelo então governador do Estado Juscelino Kubitscheck, essa honraria é entregue a pessoas e entidades que prestaram serviços relevantes à comunidade.

Considerada a maior comenda do Estado, a medalha é entregue todos os anos no dia 21 de abril, data em que Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro por crime de Lesa à Majestade. É, por isso, considerado mártir da Inconfidência Mineira. 

Filipe Valerim, um dos fundadores da Brasil Paralelo, esteve na antiga Vila Rica para receber a honraria que, de acordo com o portal da ALMG, foi entregue a também a 171 pessoas e entidades.

“Com muita honra, a Brasil Paralelo recebeu neste domingo a Grande Medalha da Inconfidência 2024 pelo Estado de Minas Gerais. Há sete anos atrás pisávamos pela pela primeira vez aqui em Ouro Preto. Estávamos no início de uma jornada que mudaria nossas vidas para sempre. Naquele ano, visitamos mais de 40 cidades brasileiras e portuguesas, entrevistamos quase uma centena de pessoas que admiramos e tivemos o privilégio de conhecer o Brasil de uma forma que jamais imaginamos que ele poderia se apresentar.” disse Valerim em sua conta pessoal no instagram. 

Citou ainda que na época não tinham como prever se a intensidade com a qual tal experiência poderia ser transmitida no audiovisual. 

“A produção da série Brasil - A Última Cruzada” mudou nossas vidas e, ao longo dos últimos sete anos, tem mudado a vida de muitos brasileiros também. Como a própria série disse nas palavras do Lucas Ferrugem que não pode estar presente na cerimônia: “A história merece ser contada.” - Concluiu. 

Filipe também cita o episódio da série que se chama "A Vila Rica", em homenagem à cidade em que receberam tal homenagem e que tinha esse nome até 1823. 

O que é a Medalha da Inconfidência 

Criada em 1952 pelo então Governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira, a condecoração tem, segundo informações da Agência Minas , quatro categorias.  

São elas: 

  • Grande Medalha, categoria recebida pela Brasil Paralelo; 
  • Medalha de Honra; 
  • Medalha da Inconfidência e; 
  • Grande Colar. 

Entre as personalidades que já receberam a honraria estão o ex-presidente Michel Temer e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No dia da entrega, a capital de Minas Gerais é transferida temporariamente de Belo Horizonte para Ouro Preto.  

A cerimônia acontece todos os anos na praça Tiradentes, local onde esteve exposta a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. As medalhas são entregues pessoalmente pelo Governador do Estado que estiver no cargo. 

Crime de Lesa a Majestade 

De acordo com o portal Memória da Justiça Brasileira, o crime de Lesa a Majestade era  uma traição cometida contra a pessoa do rei ou a seu real Estado. 

Os autos do processo que condenou José Joaquim da Silva Xavier à morte foram digitalizados pelo Governo de Minas Gerais em 2015 e estão disponíveis para consulta no Portal da Inconfidência

Documentário tem episódio especial sobre Ouro Preto

Na produção original Brasil Paralelo “A Última Cruzada” o capítulo dois é dedicado à história de Ouro Preto. A produção reeditada em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil está disponível exclusivamente para membros BP. Se você é membro, clique aqui e assista ao episódio. 

Caso você ainda não tenha acesso à plataforma de entretenimento e educação exclusiva, clique aqui e assine agora mesmo. Para entender melhor do que se trata a produção, assista um trecho no vídeo abaixo, disponível no youtube.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais