A Rússia lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade para levar ogivas nucleares durante um ataque à Ucrânia na manhã de hoje, 15 de novembro.
A informação é da Força Aérea ucraniana e, caso seja confirmada, terá sido a primeira vez que uma arma desse tipo foi usada em uma guerra.
O governo russo não fez nenhum comentário sobre o ataque. Quando questionado por repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse para entrarem em contato com os militares.
Até o momento, os EUA não confirmaram se foram notificados antes da ofensiva. Acordos assinados durante a guerra-fria determinam que os dois países devem comunicar o uso de ICBMs com pelo menos 24 horas de antecedencia.
- Entenda a política internacional do século XXI com a produção original da Brasil Paralelo, o Fim das Nações, assista o episódio um abaixo:
Nenhum veículo oficial confirmou o tipo de míssil utilizado, mas o jornal Ukrainska Pravda disse ter recebido de uma fonte anônima a informação que se trata de uma RS-26 Rubezh.
É um míssil balístico intercontinental com capacidade para levar uma ogiva nuclear de 800 kg. Além disso, tem um alcance estimado em aproximadamente 5.800 km, suficiente para atingir os Estados Unidos.



.webp)


.webp)
.jpg)




















