Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Terceira guerra mundial? Biden autoriza Ucrânia a atacar o território russo com mísseis americanos

Putin disse que vai retaliar com armas nucleares táticas, caso seu território seja atacado com o equipamento ocidental.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/11/2024 14:22
John Hamilton/US Army/CNN Brasil

Na reta final de seu governo, Joe Biden autorizou o exército ucraniano a disparar mísseis de longa distância contra território russo. 

Putin disse que um ataque como esse “muda o caráter da guerra” e ameaçou represálias, como o uso de armas nucleares contra a Ucrânia.

Após passar por uma reforma neste ano, a doutrina nuclear russa autoriza o uso de armas atômicas em caso de ataques ao território nacional com armamentos convencionais.

  • Entenda a política internacional do século XXI com a produção original da Brasil Paralelo, o Fim das Nações, assista o episódio um abaixo:

Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a responsabilidade dos ataques não seria da Ucrânia, mas dos países que entregaram o armamento:

"Putin já explicou muito claramente. Estes ataques não serão realizados pela Ucrânia, mas pelos países que dão autorização"

Zelensky chegou a gravar um vídeo em que comenta a cobertura da imprensa sobre a notícia de que o país recebeu a autorização em tom ameaçador:

Hoje estão falando muito na mídia que recebemos permissão para essas ações, mas bombardeios não são feitos com palavras e essas coisas não são anunciadas. Os mísseis falarão por si mesmos, certamente falarão.” 

O Sistema Tático de Mísseis do Exército (ATACMS) possibilita que alvos sejam atingidos com precisão em até 300 km de distância.

Em fevereiro, o presidente americano deu uma autorização secreta para o envio dos equipamentos, que chegaram apenas em abril.

Desde então, seu uso ficou restrito à defesa do território ucraniano ou para ataques em zonas disputadas.

Em meio a avanços russos no campo de batalha e à chegada de reforços enviados pela Coreia do Norte deu aval para o uso dos ATACMS.

Outro fator que incentiva a postura de Biden é a postura de Trump em relação ao conflito, já que o presidente fala em retirar o auxílio à Ucrânia.

Trump retornará à Casa Branca no dia 20 de janeiro do ano que vem com a promessa de trazer paz para o leste europeu.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Link Resumo BP

RESUMO BP

LINK BLACK FRIDAY

Black Friday BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais