This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Comando Vermelho manda traficante para lutar na Ucrânia

Facção busca aprender técnicas de guerra do conflito para usar contra rivais e policiais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/11/2025 13:38
R7

A polícia investiga se Philippe Marques Pinto, que afirma ser um traficante do Comando Vermelho, foi lutar na guerra da Ucrânia para aprender táticas de combate.

A Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) aponta que ele viajou três vezes para Portugal, sem registro de retorno na última

Na primeira viagem, ele passou seis meses na Europa, desde junho de 2023. A segunda aconteceu em junho do ano passado e durou um ano. Sua última ida para o continente foi em setembro.

Phillipe tem duas anotações criminais ligadas ao tráfico de drogas. A polícia afirma que ele tem ligações com o traficante Antonio Hilário Ferreira, conhecido como Rabicó, considerado chefe da facção no Complexo do Salgueiro.

A polícia conseguiu acesso a imagens dele vestido em roupas militares com a bandeira da Ucrânia e segurando armamentos pesados.

Philippe Marques Pinto vestido com roupas militares e a bandeira ucraniana segurando um fuzil. Imagem: CNN

Além disso, foi encontrado um vídeo no qual ele aparece sem camisa com calça militar segurando um fuzil AK47 enquanto jura lealdade à facção.

É o comando vermelho puro e sem mistura. Forte abraço pro meu mano Cafu. Eterno dono da favela da Central na Ralve Veiga, no Alcântara. Um forte abraço para todos os irmãos que estão na correria aí, estão na luta do dia a dia.”

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) instaurou um inquérito para investigar os crimes de apologia ao tráfico, associação criminosa e possíveis conexões internacionais.

O tráfico de drogas carioca tem se militarizado cada vez mais. Além das facções utilizarem armamentos de guerra, tem incorporado roupas camufladas e drones com bombas.

A Brasil Paralelo investigou como a cidade maravilhosa se transformou em uma verdadeira zona de guerra com o documentário Rio de Janeiro: Paraíso Infernal.

Garanta acesso a essa e todas as produções originais por apenas R$7,90 por mês apenas durante a Black Friday. Clique no link abaixo e garanta a promoção.

Quero assinar a Brasil Paralelo!

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais