O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, criticou a decisão da França de reconhecer oficialmente o Estado da Palestina.
Em publicação na rede X, Rubio classificou a medida como “imprudente” e afirmou que ela “serve apenas à propaganda do Hamas e prejudica a paz”.
“É um tapa na cara das vítimas do 7 de outubro”, escreveu Rubio, referindo-se ao ataque terrorista do Hamas contra Israel que deu início à guerra em Gaza.
O anúncio francês foi feito pelo presidente Emmanuel Macron, que pretende formalizar a decisão na próxima Assembleia-Geral da ONU.
Segundo ele, “a principal prioridade agora é interromper os combates em Gaza e fornecer assistência à população civil”.
A guerra começou em 7 de outubro de 2023, quando o grupo Hamas lançou um ataque surpresa contra o território israelense, matando civis e capturando reféns.
Hoje, dos 193 países-membros da ONU, cerca de 147 reconhecem oficialmente a Palestina, que tem status de observador não-membro na organização desde 2012.
Israel, membro pleno da ONU, é reconhecido por aproximadamente 165 países.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)



.jpg)








.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


.jpg)





