Uma das principais acusações dos Estados Unidos contra Nicolás Maduro era a de que ele chefiava uma organização narcoterrorista conhecida como Cartel de Los Soles.
No entanto, o Departamento de Justiça dos EUA alterou a alegação ao revisar os documentos apresentados contra o ex-ditador.
Apesar da mudança, as autoridades continuam afirmando que ele foi um dos principais beneficiados por práticas como corrupção estatal e tráfico de drogas ao longo dos anos.
A versão de 2020 o definiu explicitamente como “chefe de uma organização narcoterrorista”, com referências ao Cartel de Los Soles.
Na nova formulação, ele não é mais apresentado como líder dessa entidade, os promotores passaram a descrever o caso como um ambiente de corrupção sistêmica do qual Maduro fazia parte:
"Nicolás Maduro Moros participa, perpetua e protege uma cultura de corrupção na qual as elites poderosas da Venezuela se enriquecem por meio do tráfico de drogas e da proteção de seus parceiros traficantes.”
O documento afirma que se trata de uma cultura em que elites políticas, oficiais civis, militares e agentes de inteligência se beneficiam do comércio ilegal de entorpecentes:
“Os lucros dessa atividade ilegal fluem para oficiais civis, militares e de inteligência corruptos de diferentes níveis, que operam em um sistema de clientelismo comandado pelos que estão no topo, conhecido como Cartel do Sol, em referência ao símbolo do sol afixado nos uniformes de oficiais militares venezuelanos de alta patente",
Esse sistema, segundo a nova acusação, não opera como uma hierarquia rígida típica de cartéis clássicos como o de Sinaloa ou Medellín.
O esquema funcionava como uma rede difusa de clientelismo criminal que permitia o tráfico e o enriquecimento ilícito.
Agora o termo Cartel de Los Soles é tratado de maneira mais genérica para descrever a venda de entorpecentes por membros da alta cúpula chavista.
O documento atualizado o caracteriza como “uma designação ampla para descrever uma série de atividades de tráfico de drogas controladas por figuras influentes no país”, em vez de uma organização formal com liderança clara.

.png)

.jpg)



.png)

.png)
.png)
.png)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.png)
.jpg)

.jpg)








