Tiro, lutas e explosões — Confira os melhores filmes dos anos 70

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
12/5/2022
Compartilhe com amigos

Os melhores filmes dos anos 70 foram tão marcantes, que até hoje muitos jovens cantam suas trilhas sonoras ou comentam sobre suas cenas icônicas. É o caso de filmes como Tubarão, O Poderoso Chefão e Taxi Driver. Muitos experts de cinema comentam sobre estes filmes como exemplos do auge da sétima arte.

Os filmes dos anos 70 também consagraram aqueles que viriam a ser as maiores mentes por trás do cinema internacional, como Martin Scorsese, Francis Coppola, Steven Spielberg, Stanley Kubrick e muitos outros. Conhecer os filmes dessa década é essencial para conhecer o cinema de qualidade — e também para se divertir!

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Os 15 melhores filmes dos anos 70

Os melhores filmes dos anos 70 são:

  1. O Poderoso Chefão (1972) — Francis Coppola;
  2. Tubarão (1975) — Steven Spielberg;
  3. Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976) — Martin Scorsese;
  4. Star Wars (1976) — George Lucas;
  5. Alien, o Oitavo Passageiro (1979) — Ridley Scott;
  6. Solaris (1972) — Andrei Tarkovski;
  7. Stalker (1979) — Andrei Tarkovski;
  8. O Exorcista 1973) — William Friedkin;
  9. Um Estranho no Ninho (1975) — Miloš Forman;
  10. Uma Mulher Sob Influência (1974) — John Cassavetes;
  11. Noite de Estreia (1977) — John Cassavetes;
  12. Laranja Mecânica (1971) — Stanley Kubrick;
  13. Inverno de Sangue em Veneza (1973) — Nicolas Roeg;
  14. Rocky Balboa (1976) — Sylvester Stallone;
  15. Um Estranho Sem Nome (1973) — Clint Eastwood.

O Poderoso Chefão — Francis Coppola

O Poderoso Chefão - filmes anos 70
Don Corleone, o poderoso chefe da máfia.

O longa, vencedor de vários Oscars, narra a trajetória da família Corleone. A luta pela supremacia do mundo da máfia em Nova York se intensifica na medida que a família Corleone troca de líderes e luta pelo poder na cidade.

Tubarão — Steven Spielberg

Tubarão - filmes anos 70
Pôster do filme Tubarão.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Taxi Driver: Motorista de Táxi — Martin Scorsese

Taxi Driver conta a história de Travis, um ex-militar sem rumo para sua vida. Diante de uma Nova York caótica, Travis começa a perder sua mente, levando-o a conflitos com bandidos locais, uma busca pelo sentido de sua vida e sua redenção.

Solaris

Solaris - filmes anos 70 - Tarkovski

O famoso psicologo, Kris Kelvin, vai à estação espacial Solaris com uma importante missão: investigar o planeta misterioso que parece ter consciência. Ao chegar no local, Kris descobre histórias que beiram a insanidade, necessitando lutar contra as ilusões de Solaris para não perder sua sanidade.

Star Wars — George Lucas

Star Wars - filmes dos anos 70
Lasers e espaçonaves, o universo futurista de Star Wars.

Uma das maiores bilheterias do cinema, Star Wars se passa em um universo muito, muito distante. O filme mostra um universo diferente, com poderes e ordens antigas que disputam o poder de galáxias inteiras.

Alien, o Oitavo Passageiro — Ridley Scott

Alien - o oitavo passageiro - filmes anos 70
O hóspede indesejável, o alien.

Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um ser misterioso, desconhecido. 

O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante. O tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e matar toda a tripulação.

Stalker — Andrei Tarkovski

Tarkovski - Stalker - filmes dos anos 70
Os stalkers em um ambiente radioativo.

Três viajantes do futuro atravessam uma zona proibida e encontram um lugar onde as fantasias são realizadas, e as verdade mais profundas são reveladas.

O Exorcista — William Friedkin

o exorcista - filmes dos anos 70
O exorcista diante do inimigo.

Uma atriz gradativamente toma consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Diante do inexplicável, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra.

Após momentos de ceticismo, o Padre descobre que está lidando com uma ameaça que não é deste mundo.

Um Estranho no Ninho — Miloš Forman

um estranho no ninho - filmes dos anos 70
Randall, um estranho no ninho.

O filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina preso no manicômio para escapar da prisão comum. Randall passa a liderar os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva, chefiada pela enfermeira Ratched.

Uma Mulher Sob Influência — John Cassavetes

Uma mulher sob influência - filmes dos anos 70
Mabel em uma de suas crises.

Nick Longhetti está sobrecarregado, seu trabalho em um estaleiro exige muito do seu tempo. Sua esposa Mabel passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, levando-a à depressão. 

Quando os filhos começam a ser afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitaliza-lá. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa.

Noite de Estreia — John Cassavetes

Noite de estreia, john casavetes - filmes dos anos 70
Myrtle em um momento de liberdade.

Myrtle Gordon é uma famosa atriz de meia idade, que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estréia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a fã morta em alucinações, entrando em crise profunda. 

Laranja Mecânica — Stanley Kubrick

Laranja mecânica - filmes dos anos 70 - stanley kubrick
Alex, um gangster peculiar.

O jovem Alex é um delinquente que passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Alex é preso, mas recebe uma proposta: submete-se a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.

Inverno de Sangue em Veneza — Nicolas Roeg

Inverno de Sangue - filmes dos anos 70
O casal em Veneza.

Após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura e John Baxter decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele conseguiu um emprego na restauração de uma igreja. Em Veneza, os dois conhecem duas estranhas irmãs que os levaram a caminhos duvidosos.

Rocky: Um Lutador — Sylvester Stallone

Rocky: Um Lutador - filmes dos anos 70
Rocky lutando.

Rocky Balboa, um boxeador e operário da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário de Apollo é ferido.

Rocky passa por um treinamento duro e um relacionamento amoroso que irão mudar totalmente os rumos da sua vida antiga.

Um Estranho Sem Nome — Clint Eastwood

Um estranho sem nome - filmes anos 70 - clint eastwood
O herói sem nome.

Um homem estranho e misterioso chega ao pequeno povoado de Lago. Ao descobrir que três foras da lei estão a caminho da região para aterrorizá-la, o homem reúne os habitantes mais aptos para preparar uma recepção não muito calorosa para os bandidos.

Filmes imperdíveis — veja onde assistir!

Muitos filmes acabam sendo chatos ou não agregam nada à vida. Muita gente passa horas diante da televisão e depois sentem que jogaram fora um tempo precioso.

Os filmes elencados no streaming da Brasil Paralelo foram todos escolhidos para que o espectador aperte o play sem medo.

Todo filme só é adicionado no streaming após a análise de uma curadoria especializada. Cada filme da plataforma possui um vídeo explicando o porquê assistir, e uma análise extensa do longa. Basta de procurar filmes por horas e não encontrar nada!

Um dos filmes do streaming é Solaris, obra prima dos antigos filmes dos anos 70. Confira abaixo um breve resumo do estilo de sinopses encontradas na plataforma.

Solaris

Cena do filme Solaris, de Andrey Tarkovsky.

O famoso psiquiatra Kris Kelvin vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se o trabalho de investigação sobre um misterioso planeta deve continuar.

Por que assistir?

O filme apresenta uma resposta a 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Solaris busca mostrar um mundo no qual a experiência da busca científica é estéril se não se tem auto conhecimento, se não se encontra a profundidade da alma e o conhecimento próprio.

É uma grande crítica ao homem científico que se esqueceu o que é a jornada do autoconhecimento e a construção de relacionamentos humanos.

Qual foi o melhor filme dos anos 70?

O Poderoso Chefão é considerado o melhor filme dos anos 70. Isso porque a crítica especializada e o público em geral deram notas altas para o filme, segundo o site de de críticas Rotten Tomatoes.

O consenso das avaliações da crítica profissional é de 97%, e o do público geral é de 98%, no quesito qualidade.

Qual foi o filme de maior bilheteria na década de 1970?

O filme Tubarão, de Steven Spiebelrg, foi o longa metragem que alcançou a maior bilheteria da década de 70. O filme alcançou a marca de 472 milhões de dólares, recorde da época, estando marcado na história do cinema como um importante filme blockbuster.

Como era o cinema na década de 70?

Foi nos anos 70 que surgiu a famosa Nova Hollywood. Los Angeles, cidade do distrito Hollywood, já estava consagrada como a fonte das melhores produções cinematográficas internacionais antes dos anos 70, mas não como se conhece o cinema de hoje.

As histórias eram romantizadas e possuíam uma estética mais formal. O foco da maioria dos filmes dos anos 60 eram histórias épicas e glamorosas. Era o estilo predominante dos grandes estúdios, como Paramount, Warner, Fox e outros.

Um movimento contrário ao do cinema de obras suntuosas foi-se desenvolvendo nos anos 60: o cinema independente. Foi no cinema indie dos anos 60 que surgiram as bases para a Nova Hollywood dos filmes dos anos 70.

O cinema independente tinha como uma de suas características focar mais em histórias banais e ordinárias, do que em grandes feitos. Esse estilo é observado nos filmes de John Cassavetes, Don Siegel, Sam Peckinpah e outros.

É daí que surge um dos principais aspectos dos filmes dos anos 70: filmes que retratavam uma realidade mais crua, difícil e urbana.

Os autores de cinema dos anos 70 fizeram escola com esses cineastas. Filmes como Taxi Driver, Apocalypse Now e Rocky, mostram essa realidade nitidamente. Uma clara demonstração da importância do cinema independente para os filmes dos anos 70 é o sucesso de Cassavetes nessa mesma década.

Filmes como Uma Mulher Sob Influência e Noite de Estreia foram sucessos de crítica e bilheteria na Hollywood dos anos 70. Ambos foram feitos pelo pai do cinema independente, John Cassavetes.

Esse período da história dos EUA (centro do cinema da época) também foi influenciado por movimentos de virada cultural, tais como: 

  • ações de Martin Luther King;
  • início do hard rock e fortalecimento do festival de Woodstock;
  • protestos contra a guerra no Vietnã; e
  • as ações anti-establishment dos Kennedy.

O imaginário formado pela contracultura influenciou a virada estética e narrativa dos filmes. Eles adquiriram características de alguns desses movimentos de focar no desleixo, nas intrigas políticas, nas paixões carnais humanas e na violência.

Os filmes dos anos 70 continuam influenciando a indústria do cinema até os dias de hoje, seja nos blockbusters, seja nas obras mais artísticas.

Grande parte dos maiores diretores do cinema contemporâneo surgiram nos anos 70. Alguns deles são:

  • Steven Spielberg;
  • George Lucas;
  • Brian De Palma;
  • Martin Scorsese;
  • Francis Coppola; e
  • Stanley Kubrick.

Onde assistir filmes dos anos 70? BP Select — os melhores filmes clássicos

A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 100.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes consagrados, produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis.  A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.

A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:

  1. Presença — oferecendo filmes com conteúdo de qualidade, sem valores contrários à família e que permitem bons aprendizados junto com entretenimento;
  2. Controle — oferecendo aplicativo de televisão para que os conteúdos sejam assistidos em qualquer lugar, até mesmo no sofá de casa. O aplicativo é compatível com computadores, celulares, tablets e televisores;
  3. Experiência de cinema — os assinantes da BP Select podem apertar o play sem medo. São mais de 50 produções originais, mais de 300 entrevistas exclusivas e uma lista de filmes escolhida a dedo, além do acesso aos programas da Brasil Paralelo direto na Plataforma de Membros.

Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.

  • Não perca tempo! Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. Por apenas 19 reais mensais, você destrava todo esse conteúdo e muito mais.

Quer aprender mais sobre cinema? 

Pensando na profundidade filosófica existente na arte do cinema, a Brasil Paralelo fez uma série de documentários com grandes intelectuais do Brasil e do mundo. São episódios fortes, imersivos, que destrincham muitos dos elementos que fazem o homem ser apaixonado por filmes.

Os documentários debatem o porquê de nós gostarmos tanto de filmes (e séries), se existe uma beleza objetiva na arte do cinema ou se os gostos são puramente subjetivos, se tudo é permitido.

Assista agora, gratuitamente, na plataforma da Brasil Paralelo.

Comente e compartilhe. A sua divulgação ajuda a resgatar os bons valores e sentimentos no Brasil.  Quem você acha que vai gostar de ler sobre os melhores filmes dos anos 50?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS