Sinopse de Coração de Cavaleiro
Coração de Cavaleiro (2001), narra a história de William Thatcher, um jovem escudeiro de origem humilde que assume a identidade de seu senhor após sua morte. Agora, com um título de nobreza falso, ele pode competir como cavaleiro em disputas de justa.
À medida que conquista vitórias e prestígio, ele também se apaixona por Jocelyn, uma dama da corte, e enfrenta o antagonismo do arrogante conde Adhemar, seu rival tanto nos torneios quanto no amor.
O filme se destaca por misturar o cenário da Idade Média com uma trilha sonora pop/rock contemporânea e um tom leve. Combina ação, humor e romance em uma narrativa sobre identidade, coragem e a busca por mudar o próprio destino.
Conheça algumas curiosidades de Coração de Cavaleiro.
1- Reverenciado pelo público
Segundo o aglutinador de análises e críticas de cinema, Rotten Tomatoes, o filme foi aprovado pela grande maioria de seus espectadores.
Com 79% de aprovação, Coração de Cavaleiro fez uma bilheteria mundial de US$ 117 milhões. Já na semana de sua estreia, o longa ostentava a segunda maior arrecadação dentre os filmes que estavam em cartaz.
2- Indicações e premiações
Coração de Cavaleiro foi indicado ao prêmio BAFTA de 2002 na categoria Melhor Figurino. Entretanto, acabou sendo superado pelo trabalho de Jenny Beaven, figurinista do filme Gosford Park que conseguiu a vitória naquela oportunidade.
Coração de Cavaleiro ainda levou uma premiação para casa: o Prêmio BMI Film Music Award. Indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora, Carter Burwell, compositor oficial da obra, foi agraciado por saber misturar com perfeição estilos de épocas distintas.
Acredita-se que o que destacou seu trabalho foi um desafio que teve nos bastidores: adaptar uma cena de dança, originalmente coreografada com um ritmo acelerado, à transição suave para o sucesso pop “Golden Years” de David Bowie.
Ele fala mais sobre a experiência em algumas notas que escreve para seu próprio site, onde fala de seus projetos. Clique para ler.
Ele integrou os instrumentos tradicionais (como vielas e cordas antigas) com arranjos modernos. Ainda contou com a ajuda do guitarrista David Torn para solos elétricos característicos.
Além da trilha de Burwell, o filme utiliza diversas faixas clássicas do rock e pop dos anos 70, como:
- “We Will Rock You” – Queen;
- “Golden Years” – David Bowie (remixado por Tony Visconti);
- “Further On Up the Road” – Eric Clapton;
- “I Want to Take You Higher” – Sly & The Family Stone
Prêmio de Melhor Trabalho com um Animal
Outra curiosidade interessante é que Coração de Cavaleiro conquistou o Prêmio Taurus de 2002 pela cena da justa em Bordeaux, que exigiu um trabalho magistral com os cavalos. A cena foi premiada como o Melhor Trabalho com Animais.
3- As justas eram reais