Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

O que é um Blockbuster?

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo

O que Frozen, Velozes e Furiosos, Titanic e Vingadores têm em comum? Todos eles são exemplos de blockbusters. Esses filmes arrasaram quarteirões com suas bilheterias milionárias e até bilionárias. E não se trata apenas de dinheiro: eles conseguiram alterar até mesmo o comportamento das pessoas pelo mundo inteiro.

O principal blockbuster da história ultrapassa o PIB de vários países subdesenvolvidos. Há muitos exemplos e uma história por trás disso.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

O que é um blockbuster?

Blockbuster é uma palavra de origem militar popularmente usada, nos dias de hoje, para denominar uma obra de entretenimento (geralmente filmes) que alcança grande popularidade e enorme lucro financeiro.

A origem do termo vem de uma expressão originária do meio militar inglês.

No início do desenvolvimento das bombas atômicas, seu poder surpreendeu o mundo e tanto mais os militares. Seu poder de destruição era tamanho, que uma pequena bomba nuclear poderia destruir um bairro inteiro.

Dessa maneira, os militares chamaram a nova arma de block- (“bloco”, no sentido de bloco de bairro) + buster (“destruidor”), destruidora de bairros.

O termo se espalhou pelo mundo que se espantava com o poder de destruição da nova arma.

Prontamente, conforme as pessoas foram se acostumando com as bombas nucleares, a expressão passou a ser usada para nomear outros acontecimentos.

Nos países de língua inglesa, a expressão é usada na indústria farmacêutica, para descrever um remédio comercializado com sucesso.

A primeira vez que o termo foi utilizado para designar um filme foi em 1943, referente ao filme Missão em Moscou.

A revista queria se referir a intensidade que o filme passa, o forte sentimento que produzia nos telespectadores.

Em suas palavras:

Missão em Moscou é um explosivo blockbuster

Em 1950, o sentido de blockbuster para denominar filmes foi alterado. Neste ano, o jornal British Daily Mirror escreveu um artigo dizendo que o filme Sansão e Dalila teve uma bilheteria blockbuster.

O termo foi se espalhando até que tomou sua forma final, como é conhecido atualmente, na década de 70.

Em 1975, em plena Guerra Fria, o filme Tubarão, dirigido pelo renomado diretor, Steven Spielberg, alcançou a surpreendente marca de 100 milhões de dólares de bilheteria.

O recorde estabelecido pelo filme surpreendeu o mundo.

  • Você sabe como o cinema chegou ao Brasil? Conheça a história do cinema brasileiro.

Antes do lançamento do filme de Steven Spielberg, os longas-metragens eram lançados em um único cinema em um grande centro urbano. Se fizesse sucesso, ele ia se espalhando para os demais cinemas em outros locais.

Neste ano, a Universal Studios mudou a forma de lançar e distribuir filmes para sempre.

O filme Tubarão foi lançado em diversos cinemas de várias cidades ao mesmo tempo, contando com uma enorme estratégia de marketing.

Além disso, foi o 1º longa-metragem a fazer comercial sobre o próprio filme na televisão.

Devido a sua enorme difusão pelas telas dos EUA e o impacto causado nos telespectadores, ele foi apelidado de blockbuster.

Foi o primeiro filme a arrastar diversos bairros para o cinema de uma só vez.

O início da era cinematográfica estava “arrasando quarteirões”. No bom sentido, dessa vez.

Nunca um filme tinha atingido tantas pessoas e feito tanto lucro.

O filme ganhou diversos prêmios, dentre eles:

  • Óscar de melhor trilha sonora original;
  • Óscar de melhor montagem;
  • Óscar de melhor mixagem de som;
  • Prêmio Globo de Ouro de melhor trilha sonora original;
  • People´s Choice Award: filme favorito.

Sua trilha sonora se tornou um clássico. Até hoje é conhecida e utilizada para gerar efeito de suspense ou humor.

Após Tubarão, o próximo filme a ser conhecido como blockbuster seria mais do que um só filme, mas uma saga inteira: Star Wars.

Star-Wars-e-um-dos-mais-conhecidos-filmes-blockbusters

No ano de 1978, George Lucas lançou o primeiro filme da saga Star Wars. Rapidamente o filme se tornou uma febre mundial.

No ano de lançamento, o filme faturou 7 Óscares e uma bilheteria de 775 milhões de dólares.

  • Conheça o porquê de o filme Star Wars ter arrastado tantas multidões com o vídeo do professor Guilherme Freire:
  • O professor Guilherme Freire é um dos curadores da Sociedade do Livro. Se você tem dificuldade para ler, entender e se lembrar do que leu, faça parte da Sociedade do Livro. Você vai aprender o método da leitura sintópica, o mais avançado e mais utilizado pelos melhores estudantes do mundo. Além disso, grandes professores conduzirão a leitura de temas fundamentais ao ser humano, como morte, vida, amor, simbologia e muito mais.

A produção do filme custou 11 milhões de dólares, transformando o filme em um dos negócios mais rentáveis da história.

Além de alcançar o posto de maior bilheteria nos seus tempos, o filme Star Wars criou uma cultura.

Os fãs passaram a se vestir como os personagens, comprar brinquedos dos filmes e ainda a criar e consumir conteúdo de um novo universo expandido do filme.

Star Wars ultrapassou o status de apenas um filme, sendo denominado blockbuster com muito mais ênfase que seu antecessor.

Em 2017, o sabre de luz usado nas gravações da trilogia original do filme foi leiloado por 445 mil dólares.

Na mesma semana, o “traje” original usado para interpretar o robô R2-D2 foi vendido por 3 milhões de dólares.

Uma comunidade gigante de fãs foi formada pelo mundo em torno deste blockbuster.

Outros blockbusters tiveram efeitos semelhantes.

Alguns exemplos são os filmes Jurassic Park, Senhor dos Anéis, Harry Potter, Percy Jackson e o universo Marvel, especialmente Os Vingadores.

Contudo, fazer um blockbuster não é nada fácil e exige muito trabalho e financiamento.

Como é produzido um filme blockbuster?

Blockbusters-sao-filmes-arrasadores-de-quarteiroes

Curiosamente, a fase mais extensa na produção dos longas-metragens é o que antecede e sucede à produção (pré-produção e pós-produção). As gravações são a menor parte.

As gravações, apesar de serem cansativas por durarem longas horas seguidas, por exigirem longas viagens (junto com todos os equipamentos), não passam de muitos dias ou poucos meses.  

Todavia, a pré-produção pode durar anos.

Um filme possui 3 fases: pré-produção, produção e pós-produção.

Pré-produção

Nos filmes blockbusters, inúmeros profissionais trabalham no projeto, com cada pequena parte da produção sendo elaborada por um profissional diferente.

Um fato interessante é que, em muitos casos, aquele que tem a idéia da produção não produz o roteiro nem é o diretor.

Uma extensa equipe de redatores experientes é contratada e o produtor executivo parte em busca de um diretor ideal.

O produtor irá estabelecer um plano financeiro e um orçamento. Com isso, o valor de custo do filme será determinado. Devem ser elaborados também um calendário de ações e uma lista com potenciais atores e demais membros da equipe.

No caso da atual indústria de blockbusters, o produtor já tem em mente a fama e as características dos potenciais membros da equipe para conseguir alcançar o nível de um verdadeiro blockbuster.

Um exemplo recente foi a contratação do diretor James Gunn pela Warner.

Gunn dirigiu 2 filmes do principal concorrente do estúdio.

O diretor foi o responsável pelo grande sucesso e marco na cultura pop, Guardiões da Galáxia, um legítimo blockbuster.

  • Você sabe por que os filmes são considerados uma obra de arte? Descubra já o porquê de os filmes não serem apenas um mero entretenimento.

Antes do filme, a equipe era deixada de lado no universo dos quadrinhos da Marvel. Depois do filme, os guardiões se tornaram um dos principais grupos do universo cinematográfico e do universo das histórias em quadrinhos da Marvel.

Buscando fazer com que o grupo Esquadrão Suicida alcançasse o patamar de blockbuster, diferente do primeiro filme que fracassou nas bilheterias, a Warner contratou o famoso diretor para alavancar o universo cinematográfico da DC comics.

Eis a função do produtor de um blockbuster: criar os meios de marketing e produção para gerar uma grande expectativa no público.

Quando a equipe de roteiristas, produtores (de mais de um tipo, constando porém com um principal) e diretor está organizada, começa a fase da análise técnica.

Nessa etapa, o diretor e o produtor fazem a análise do roteiro. Eles consideram todas as locações, objetos do filme, efeitos necessários etc. Tudo isso pensando no orçamento e no tempo de produção.

Já o diretor faz uma análise artística e, a partir dela, é responsável por elaborar um planejamento estético do filme feito sobre o roteiro.

  • Você sabe o que realmente é uma obra de arte? Conheça as belezas da vida apresentadas pelas sete artes.

Nesse momento, o diretor começa a pensar nas imagens que quer criar para contar aquela história.

Assim, ele elabora um roteiro exclusivo para indicar técnicas de movimentos de câmera, planos desejados para cada cena e quais lentes devem ser usadas.

Muitos diretores produzem storyboards nessa etapa: desenhos das principais cenas; desenhos dos visuais do personagem etc.

Nesse momento, a pré-produção se encerra.

Produção

filmes-blockbusters-sao-sucesso-de-bilheteria-mundial

A produção é o momento mais esperado e mais animado. Contudo, é a menor etapa.

Nos blockbusters, o tempo da produção é maior do que de outros tipos de filmes.

Em filme de caráter mais psicológico, artístico, ou de baixo investimento, a maioria das cenas são gravadas em uma única cidade.

Como a maioria dos blockbusters envolve muita ação e cenas grandiosas, são necessários muitos equipamentos e profissionais, e são feitas muitas viagens.

O investimento para alcançar o nível de blockbuster não é baixo. Apenas o filme da Liga da Justiça, lançado em 2017 e devastado pela crítica e pelo público, custou 300 milhões de dólares.

Muitos filmes ainda buscam fazer os efeitos especiais de forma real, durante a gravação, para que o resultado fique o mais realista possível.

O diretor Christopher Nolan é um dos que mais utilizam desse recurso.

O vídeo abaixo mostra as surpreendentes destruições e lutas reais na produção da aclamada trilogia blockbuster do Batman, dirigida por Christopher Nolan.  

Pós-produção

Na pós-produção, existem muitas funções, como a correção de cor, a trilha sonora e outras atividades técnicas que fazem total diferença no resultado final de um filme.

Depois desse processo muito demorado e custoso, a distribuição do filme se torna o foco.

É o momento dos negócios.

No tempo das plataformas de streaming, alguns filmes são exclusivos de umas; já outros negociam com várias. Depende da produtora e dos agentes por trás da produção.

  • Conheça um dos grupos responsáveis pela instrumentalização política e ideológica dos filmes: a Escola de Frankfurt.

A maioria dos blockbusters ainda é exibida em praticamente todos os cinemas do mundo.

Dificuldades na distribuição de blockbusters

Mesmo no mundo moderno, quase totalmente globalizado, alguns países censuram a propagação dos blockbusters em seu território.

Este é o caso dos países comunistas e confessionais islâmicos. Os principais censuradores são: China, Cuba, Coréia do Norte, Arábia Saudita e Irã.

O governo da China, por exemplo, exige que todos os filmes a serem apresentados em seu território passem por uma rígida censura do partido comunista.

Segundo o site “Ei Nerd”, o partido censurou o primeiro filme da saga Harry Potter. Um dos motivos se deu por causa de Harry usar óculos por muito tempo.

Também censurou todos os filmes do ator Brad Pitt por causa de sua participação no filme Sete Anos no Tibete, que retrata a guerra entre a China comunista e o povo do Tibete.

Já nos países islâmicos, o Irã é um dos exemplos.

O Irã tornou-se líder mundial em número de prisões de jornalistas em 2009, e foi classificado entre os piores carcereiros da imprensa do mundo todos os anos desde então.

No geral, os filmes estrangeiros são proibidos e apenas os filmes nacionais que passam pela censura governamental podem ser exibidos nos cinemas.

  • O pensamento islâmico e oriental diverge profundamente da cultura ocidental, causando vários conflitos como esse. Conheça agora o que é a cultura ocidental e qual é a sua diferença com o Oriente.

Os blockbusters possuem ainda dificuldades para entrar em grande parte do mundo.

Os principais blockbusters da história

Os principais blockbusters da história são:

10. FROZEN 2 (2019)

Pós-produção Na pós-produção, existem muitas funções, como a correção de cor, a trilha sonora e outras atividades técnicas que fazem total diferença no resultado final de um filme.  Depois desse processo muito demorado e custoso, a distribuição do filme se torna o foco.  É o momento dos negócios.  No tempo das plataformas de streaming, alguns filmes são exclusivos de umas; já outros negociam com várias. Depende da produtora e dos agentes por trás da produção.  Conheça um dos grupos responsáveis pela instrumentalização política e ideológica dos filmes: a Escola de Frankfurt.  A maioria dos blockbusters ainda é exibida em praticamente todos os cinemas do mundo.  Dificuldades na distribuição de blockbusters Mesmo no mundo moderno, quase totalmente globalizado, alguns países censuram a propagação dos blockbusters em seu território.  Este é o caso dos países comunistas e confessionais islâmicos. Os principais censuradores são: China, Cuba, Coréia do Norte, Arábia Saudita e Irã.  O governo da China, por exemplo, exige que todos os filmes a serem apresentados em seu território passem por uma rígida censura do partido comunista.  Segundo o site “Ei Nerd”, o partido censurou o primeiro filme da saga Harry Potter. Um dos motivos se deu por causa de Harry usar óculos por muito tempo.   Também censurou todos os filmes do ator Brad Pitt por causa de sua participação no filme Sete Anos no Tibete, que retrata a guerra entre a China comunista e o povo do Tibete.   Já nos países islâmicos, o Irã é um dos exemplos.   O Irã tornou-se líder mundial em número de prisões de jornalistas em 2009, e foi classificado entre os piores carcereiros da imprensa do mundo todos os anos desde então.   No geral, os filmes estrangeiros são proibidos e apenas os filmes nacionais que passam pela censura governamental podem ser exibidos nos cinemas.   O pensamento islâmico e oriental diverge profundamente da cultura ocidental, causando vários conflitos como esse. Conheça agora o que é a cultura ocidental e qual é a sua diferença com o Oriente.  Os blockbusters possuem ainda dificuldades para entrar em grande parte do mundo.   Os principais blockbusters da história  Os principais blockbusters da história são:  10. FROZEN 2 (2019)

Arrecadação total: US$ 1,450 bilhão

Custo de produção: US$ 150 milhões

A continuação do famoso musical de animação da Disney alcançou uma bilheteria impressionante.

Elsa e Anna descobrem a história do pai quando ainda era príncipe de Arendelle.

Ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a separação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água.

Esta revelação ajuda Elsa a compreender a origem de seus poderes.

  • Sabia que contos de fadas possuem origens milenares e uma grandiosa sabedoria por trás? Entenda como lendo deste artigo.

9. VELOZES & FURIOSOS 7 (2015)

Bilheteria-bilionaria-de-velozes-e-furiosos

Arrecadação total: US$ 1,515 bilhão

Custo de produção: US$ 190 milhões

O filme era muito esperado por ser a despedida de Paul Walker, ator da série desde o 1º filme.

Foi um dos primeiros filmes a utilizar a tecnologia de construção facial, conseguindo a participação de Paul Walker em cenas que ele não havia gravado.

No filme, a equipe que havia se aposentado buscando uma vida tranquila é forçada a se unir novamente após uma ameaça mortal que eles pensavam ter ficado no passado.

A cena da despedida de Paul Walker marcou a história do cinema junto com a tocante  música feita especificamente para o momento.

8. THE AVENGERS: OS VINGADORES (2012)

Os-vingadores

Arrecadação total: US$ 1,518 bilhão

Custo de produção: US$ 220 milhões

Após construir pacientemente o universo Marvel no cinema, os principais heróis da companhia finalmente dividiram as telas.

A Marvel construiu cada personagem e os fatores que os uniria no futuro com detalhes, criando uma grande expectativa que foi cumprida, vide a enorme bilheteria.

7. O REI LEÃO (2019)

O-Rei-Leao

Arrecadação total: US$ 1,656 bilhão

Custo de produção: US$ 260 milhões

Um dos maiores clássicos da Disney, O Rei Leão, ganhou uma versão live action, a empresa transformou a animação em um filme com animais reais.

O filme que marcou gerações possui diversos simbolismos úteis para a vida de quem os percebe. Vale a pena conferir a explicação do renomado psicólogo canadense, Jordan Peterson:

Uma aula maior sobre o tema também pode ser vista neste link.

6. JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS (2015)

Jurassic-world

Arrecadação total: US$ 1,671 bilhão

Custo de produção: US$ 150 milhões

Após o sucesso dos filmes de Jurassic Park, a franquia voltou a vida com Jurassic World.

O ator famoso pelo bom humor, Chris Pratt, faz um papel inusitado para até mesmo os filmes de Jurassic Park: ele é um treinador de dinossauros.

Após uma sucessão de problemas no parque, os humanos terão que disputar o território com os terríveis dinossauros, mas com importantes aliados.

5. VINGADORES: GUERRA INFINITA (2018)

Os-Vingadores-sao-um-exemplode-blockbuster

Arrecadação total: US$ 2,048 bilhões

Custo de produção: US$ 400 milhões (dividido com Vingadores: Ultimato)

Uma das sagas mais esperadas e de um blockbuster para cada personagem chega ao fim.

Os principais heróis do mundo (e fora dele) terão que enfrentar a maior ameaça do universo: o terrível Thanos e sua caçada pelas joias do infinito.

Esta é a primeira parte do encerramento da jornada épica.

4. STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA (2015)

Star-Wars-o-despertar-da-forca

Arrecadação total: US$ 2,068 bilhões

Custo de produção: US$ 245 milhões

Após criar toda uma cultura e um saudosismo pela primeira trilogia se espalhar pelos fãs, Star Wars finalmente reúne os primeiros heróis nas telas novamente.

Diante do hype para tal acontecimento, era de se esperar que o filme se tornasse um dos maiores blockbusters.

3. TITANIC (1997)

A-grande-bilheteria-de-Titanic

Arrecadação total: US$ 2,187 bilhões

Custo de produção: US$ 200 milhões

Um dos romances mais caros já feitos na história do cinema.

O filme retrata a paixão irresistível de um pobre rapaz por uma moça abastada.

Embora a diferença de classe traga sérias consequências para o casal, eles lutam contra as adversidades e superam obstáculos para viver seu amor cada vez mais dia após dia.

O final trágico e conhecido só dá mais ênfase para o que os dois viveram no famoso navio.

2. AVATAR

Avatar

Arrecadação total: US$ 2,789 bilhões

Custo de produção: US$ 237 milhões

Avatar foi um dos filmes mais esperados do cinema moderno.

O motivo: foi o primeiro filme a ser gravado em 3D.

A empolgação para ver uma ação frenética saltando das telas arrasou quarteirões pelo mundo inteiro e fez Avatar ficar com o posto de maior blockbuster da história por um bom tempo.

1. VINGADORES: ULTIMATO

Star-Wars-Endgame

Arrecadação total: US$ 2,797 bilhões

Custo de produção: US$ 400 milhões (dividido com Vingadores: Guerra Infinita)

Embora Avatar tenha empolgado pela tecnologia, o filme não conseguiu segurar o posto de primeiro lugar quando a saga altamente elaborada dos Vingadores chegou ao fim.

Os maiores heróis da Terra iriam enfrentar a maior ameaça de suas vidas após Thanos se tornar cada vez mais forte e destruir e matar vários de seus amigos.

A primeira parte foi tão bem feita que se criou uma grande expectativa pela segunda. Expectativa essa que também foi satisfeita.

O que faz os blockbusters serem tão famosos?

Uma das principais razões da fama dos blockbusters são os efeitos especiais bem feitos e o entretenimento gerado pelas ações de proporções épicas.

Contudo, para além disso, um dos principais fatores que podem ser apontados, é que eles abordam aquilo que pode ser chamado de substância da vida humana: a narrativa.

Pessoas gostam de histórias. Romances, novelas, aventuras… todos contam uma história.

Prova disso, é que os principais blockbusters são filmes e livros, como os filmes dos Vingadores e os livros do Senhor dos Anéis.

Quando alguém se torna fã de um artista ou de um personagem, é porque gostou de conhecer sua história, ou seja, suas ações ao longo do tempo, suas escolhas.

Em muitos casos, quem assiste pode identificar-se com o que vê, com a outra história. Pode imitar ações ou rejeitá-las (e isso pode ocorrer até mesmo subconscientemente).  

  • Saiba como descobrir o sentido da sua vida com o psicólogo Viktor Frankl, o homem que não esmoreceu nem mesmo depois de Auschwitz.

A sétima arte consegue manifestar histórias pessoais, estilos de vida, grandes momentos históricos e características da vida humana com toda a psicologia que envolve essas realidades.

Assim, ao assistir um filme, é possível refletir acerca da mensagem que o diretor deseja passar, ou aquilo que ele visa representar com a sua produção.

A experiência da imersão na história de um filme pode conduzir ao nível da reflexão e da interiorização de um aprendizado.

A reflexão, por fim, pode conduzir o homem a ações e mudanças de vida.

Como os filmes impactam vários sentidos humanos, de modo a proporcionar uma experiência bem imersiva, é possível demonstrar e analisar aspectos diversos do comportamento humano.

  • Você conhece o real impacto da televisão na vida das pessoas? Entenda sua influência na educação infantil.

Diferente das demais artes, o espectador tem um aprofundamento maior na forma e no conteúdo, podendo contemplar mais a realidade como um todo.

É da união de todos esses elementos que surge a enorme apreciação dos homens pela sétima arte, gerando os blockbusters.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre o que é um blockbuster?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS