Nostalgia + cinema em casa — confira os melhores filmes dos anos 90!

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
12/4/2022
Compartilhe com amigos

Grande parte dos clássicos do cinema vieram dos filmes dos anos 90. A Brasil Paralelo separou 18 títulos para você assistir agora. São filmes para se divertir e emocionar, histórias que já são grandes clássicos. É só separar a pipoca, a bebida, acomodar-se no sofá e apertar o play sem medo.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Cinema dos anos 90

É difícil criar uma lista dos melhores filmes dos anos 90. Essa década pode ser considerada como uma das melhores épocas do cinema. Diante desse cenário, foram elaboradas 2 listas: a dos filmes mais famosos e a dos melhores, porém não tão conhecidos.

Os 7 filmes mais famosos dos anos 90:

  • A Lista de Schindler - Steven Spielberg;
  • Um Sonho de Liberdade - Frank Darabont;
  • O Rei Leão (animação da Disney) - Roger Allers e Rob Minkoff;
  • Forrest Gump, O Contador de Histórias - Robert Zemeckis;
  • À Espera de um Milagre - Frank Darabont;
  • A Vida é Bela - Roberto Benigni; 
  • O Resgate do Soldado Ryan - Steven Spielberg.

Os melhores 11 filmes dos anos 90:

1 — Feitiço do Tempo

feitiço do tempo - os melhores filmes dos anos 90
Cena clássica do filme Feitiço do Tempo.

Um repórter egocêntrico, interpretado pelo famoso Bill Murray, fica preso no tempo, sendo forçado a viver o mesmo dia várias vezes até atingir determinado objetivo. Uma das melhores e mais icônicas comédias que marcaram a década de 1990.

Por que assistir?

A comédia tem uma mensagem importantíssima de valorizar as pequenas coisas, de encontrar o valor do cotidiano. Se a pessoa é incapaz de amar o presente, ela não consegue enxergar o valor e a beleza daquilo que está diante de si.

2 — O Último dos Moicanos

Daniel Day-Lewis, o ator que mais conquistou Óscares da história, em cena do filma O Último dos Moicanos.

Durante a Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra, os índios norte-americanos, hawkeye, veem sua existência ameaçada. Apesar disso, um homem criado por esses índios se apaixona pela filha de um oficial britânico e deve enfrentar a desaprovação dele.

O ator protagonista do filme, Daniel Day Lewis, é o maior ganhador de Oscars de melhor atuação da história.

Por que assistir?

O filme é essencialmente de ação, mas que ao mesmo tempo mostra muita beleza. As cenas parecem verdadeiras pinturas. Além disso, o espectador é completamente imerso no período histórico do filme e no drama das personagens.

No choque de civilizações da guerra, o filme convida todos a lembrar de um legado cultural perdido.

3 — Herói por Acidente

Herói por Acidente - os melhores filmes dos anos 90
Dusty Hoffman, Geena Davis e Andy Garcia no filme Herói por Acidente.

Bernie Laplante é um sujeito que colheu decepções na vida e nunca realizou algo de grandioso. Quando faz seu primeiro grande gesto, salvando vítimas de um acidente de avião, Bernie se esconde.

A mídia promete pagar um milhão de dólares para que o grande herói se revele.

Por que assistir?

O filme é uma comédia, mas apresenta uma reflexão acerca de alguns pontos importantes:

  • até que ponto o que a mídia considera como herói, de fato o é;
  • até que ponto as pessoas buscam um herói verdadeiro ou somente a aparência de um herói;
  • até que ponto as pessoas com dificuldades podem, no momento da crise, mostrar grande valor.

Todos esses questionamentos levam a uma importante reflexão.

4 — O Homem Bicentenário

Robô Andrew do filme O Homem Bicentenário.
Robô Andrew do filme O Homem Bicentenário.

O filme O Homem Bicentenário narra a saga do robô doméstico Andrew em sua busca de se tornar “humano”.

Por que assistir?

O filme vende uma ideia de que o progresso tecnológico é igual ao progresso social e humano. Mas, ao mesmo tempo, ajuda a levantar questionamentos sobre os rumos da humanidade com este progresso e qual o objetivo dessas ideias que circundam o mundo moderno.

5 - Cadete Winslow

cartaz do filme cadete winslow - os melhores filmes dos anos 90
Cartaz do filme Cadete Winslow.

O jovem Winslow é acusado de roubar dinheiro na Escola da Marinha e sua família se envolve com sua defesa, que vai parar na justiça. Porém, eles enfrentam uma grande crise devido a um frenesi midiático sobre o caso.

Por que assistir?

O filme apresenta uma grande reflexão sobre os choques de gerações na Inglaterra. De um lado uma Inglaterra marcada pela cultura acelerada, moderna e midiática. Do outro, há a tradicional Inglaterra que cultua valores de honra, família e heroísmo.

Esses valores vão se perdendo na agilidade dos novos tempos.

6 — Os Miseráveis

Cena do filme Os Miseráveis. Jean Valjean é vivido por Liam Neeson - os melhores filmes dos anos 90
Cena do filme Os Miseráveis. Jean Valjean é vivido por Liam Neeson.

Baseado no clássico romance homônimo de Victor Hugo, Os Miseráveis é um grande épico sobre amor, honra e obsessão, que se desenrola no tumultuado início do século XIX na França.

Por que assistir?

O filme é uma das melhores adaptações feitas da peça e que deve ser assistida por todos aqueles que gostam de literatura. Jean Valjean, o protagonista, faz o papel de herói no filme.

Ele aprende o valor do perdão em uma sociedade que esqueceu o que é a misericórdia e constantemente cresce em crueldade.

  • Os melhores filmes estão aqui. Assine agora a BP Select e acesse histórias escolhidas a dedo.

7 — Gattaca

Cartaz do filme Gattaca - os melhores filmes dos anos 90
Cartaz do filme Gattaca.

Em um futuro distópico, a sociedade passa a buscar a perfeição humana prometendo um mundo perfeito. Para alcançar tal objetivo, os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios.

O “Inválido” Vincent Freeman esconde sua verdadeira origem, mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.

Por que assistir?

No Gattaca as pessoas são classificadas a partir de seus códigos biológicos, e seu trabalho é escolhido a partir desse controle estatal genético.

Testes constantes são feitos, com fios de cabelo, cotonetes, tudo para manter as pessoas controladas e dentro dessa ordem que pretende substituir o esforço humano e a meritocracia por uma questão biológica e cientificista.

8 — Vestígios do Dia

Pôster do filme Vestígios do Dia - os melhores filmes dos anos 90
Pôster do filme Vestígios do Dia.

Vestígios do Dia retrata a vida do mordomo James Stevens, estrelado pelo consagrado Anthony Hopkins. Ele trabalha na Mansão Darlington, moradia de um lorde britânico que está envolvido nos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial. O filme se passa no contexto do apaziguamento que os ingleses buscavam promover com Hitler.

A vida e o trabalho do mordomo refletem os acontecimentos da época e são uma reflexão sobre a necessidade de se tomar firmes decisões.

Por que assistir?

A vida do mordomo pouco a pouco demonstra o que pode ocorrer na vida de cada um se as pessoas forem incapazes de tomar decisões corajosas em prol de uma vida realizada, de uma vida mais plena.

9 — O Caminho para Casa

Cena do filme O Caminho para Casa.
Cena do filme O Caminho para Casa.

A morte do pai de Luo Yusheng o leva de volta para sua casa na vila natal. Diante da morte do pai, o protagonista reflete sobre a vida e o amor daqueles que o geraram. O filme promove uma reflexão sobre a vida na China comunista dos anos 90.

Por que assistir?

O filme é uma crítica sutil ao regime comunista chinês e a destruição que ele promoveu do passado. Há um elemento de memória na trama, por isso “o caminho para casa”. 

Trata-se de um retorno a algo que foi perdido, a valores do passado que não se encontram mais e a elementos de lealdade e de beleza da vida cotidiana ordinária. Algo foi perdido e há um convite para que seja redescoberto.

10 - Questão de Honra

Cena do júri no filme Questão de Honra - os melhores filmes dos anos 90
Cena do júri no filme Questão de Honra.

Um jovem advogado da Marinha arrisca sua carreira para desvendar a verdade durante um Júri Militar.

Por que assistir?

Tom Cruise (Daniel Kaffee) vive um advogado novato na Marinha que é chamado para defender dois acusados de assassinar um colega da tropa de fuzileiros navais na Baía de Guantánamo.

Ele deveria apenas abafar o caso e negociar uma rápida sentença. Mas acaba descobrindo verdades profundas que estavam escondidas.

A história do filme é emocionante, recheada de discussões sobre honra, obediência, códigos de conduta e defesa da verdade. Todos estes valores são colocados à prova.

11 — Madeline – o filme

Madeline e a Senhora Clavell.

Madeline é uma garotinha de 9 anos que não tem ninguém no mundo. Ela mora em Paris, numa instituição mantida por Lady Covington e administrada pela senhorita Clavell. Quando a Lady perde seu marido, decide vender a instituição. Mas Madeline é capaz de arrumar muitas confusões para evitar essa venda.

Além disso, ela é ajudada por Pepito, o filho do embaixador da Espanha. O garoto é alvo de sequestradores e Madeline faz de tudo para salvá-lo.

Por que assistir?

O filme é ideal para crianças. Os pequeninos irão se divertir com o filme e ainda aprender bons valores no processo. O filme foi selecionado pela curadoria da Brasil Paralelo justamente para não haver conteúdos negativos nos programas das crianças.

  • Conheça mais sobre os desenhos infantis da BP Select, selecionados a dedo pelos curadores do streaming. O conteúdo infantil da BP Select permite que os pais divirtam e eduquem seus filhos ao mesmo tempo.

O que é a BP Select?

BP Select.

A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 47.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes clássicos, mais de 50 produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis.  A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.

A BP Select foi criada para suprir três demandas do público:

  1. Presença — oferecendo filmes com conteúdo de qualidade, sem valores contrários à família e que permitem bons aprendizados junto com entretenimento;
  2. Controle — oferecendo aplicativo de televisão para que os conteúdos sejam assistidos em qualquer lugar, até mesmo no sofá de casa. O aplicativo é compatível com computadores, celulares, tablets e televisores;
  3. Experiência de cinema — os assinantes da BP Select podem apertar o play sem medo. São mais de 50 produções originais, mais de 300 entrevistas exclusivas e uma lista de filmes escolhida a dedo, além do acesso aos programas da Brasil Paralelo direto na Plataforma de Membros.

Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.

  • Não perca tempo! Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. Por apenas 19 reais mensais, você destrava todo esse conteúdo e muito mais.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre os melhores filmes dos anos 90?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS