Foto: A Felicidade Não Se Compra, filme de Frank Capra.
Os melhores filmes antigos transmitem histórias permeadas de boa cultura e bons exemplos. Se as histórias dos filmes antigos forem apreciadas cuidadosamente, o espectador pode extrair ensinamentos importantes para a vida — além de se divertir!
Confira vários dos principais filmes antigos e algumas de suas melhores mensagens — sem spoiler.
12 filmes antigos amados pelo público e pela crítica
Outros filmes antigos, bem avaliados por fãs e especialistas, são:
A Felicidade Não Se Compra;
Adorável Vagabundo;
O Homem que Não Vendeu Sua Alma
Psicose;
A Paixão de Uma Vida;
Terra Bruta;
O Diálogo das Carmelitas;
Ladrões de Bicicleta;
Andrei Rublev;
Nostalgia;
Brazil, o filme.
Stalker.
Felicidade Não Se Compra
Considerado o maior clássico natalino do cinema, o longa de Frank Capra é considerado um dos maiores filmes da história do cinema.Em votação organizada pelo American Film Institute, em 2006, o filme ganhou o título de filme americano mais inspirador da história.
O longa foi produzido em 1946. Ainda é louvado por ter conseguido incorporar o espírito do Natal de uma forma profunda e bem-humorada.
Estrelado por James Stewart, que dá vida ao personagem George Bailey, o filme conta a história de um homem que está prestes a se matar por estar desmotivado com a vida e seus problemas profissionais.Porém, antes de conseguir seu objetivo, uma intervenção divina muda tudo.
Por que assistir?
A Felicidade não se Compra é um ícone natalino, um dos maiores filmes da história. O diretor Frank Capra produziu o filme logo após ter enfrentado diretamente os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Mesmo estando extremamente impactado com o conflito, o cineasta quis deixar para o mundo uma mensagem de que o amor transcendental pode mudar vidas, um testemunho de que existe uma beleza na vida e que ela vale a pena ser vivida.
O filme é tão profundo que existe um documentário só sobre ele, confira:
O Episódio V do documentário “A Sétima Arte” aprofunda o significado e a simbologia do filme “A Felicidade não se compra”. Assista agora gratuitamente:
Adorável Vagabundo
A fim de ganhar mais audiência e poder, um jornal contrata um pobre vagabundo para se passar por John Doe, um homem inexistente, e um movimento político se inicia.
Por que assistir?
É um grande clássico de Frank Capra que junta dois dos maiores atores da era de ouro de Hollywood. O filme é fundamentalmente um comentário sobre a mídia e seu poder para controlar eleições, opinião pública e direcionar uma narrativa.
A narrativa também apresenta a dificuldade de movimentos e iniciativas com valores que se defrontam com todo esse aparato midiático. A reflexão do filme segue atual: como lidar com todo o controle de um establishment midiático?
O filme Adorável Vagabundo está disponível na nossa plataforma de streaming a BP Select, não perca tempo, assine já!
O Homem que não Vendeu Sua Alma
Um dos filmes dos anos 60 mais marcantes, O Homem que não Vendeu sua Alma ganhou o Oscar de melhor filme. O longa-metragem retrata a história real de São Thomas Moore, conselheiro do rei tido como o homem mais honesto e um dos mais inteligentes da Inglaterra de sua época.
Quando o Rei Henrique VIII decide se separar da Igreja Católica para poder abandonar sua esposa, a Inglaterra é divida entre os aliados do rei e os aliados de Roma. A disputa passa a ficar sangrenta após o Papa negar o pedido de Henrique VIII.
O filme está disponível no streaming da Brasil Paralelo!
Por que assistir?
O filme retrata o conflito espiritual de Moore, que por um lado pode proteger sua família e manter seu alto cargo, e por outro deve perseguir a justiça e a verdade para salvar sua alma, mas perder a vida terrena.
A fotografia consegue descrever os estados de espírito dos personagens de acordo com as características das belas paisagens inglesas.
É um filme de intensas argumentações filosóficas.
Nota no Rotten Tomatoes: 89%.
O filme O Homem Que Não Vendeu Sua Alma está disponível na nossa plataforma de streaming a BP Select, não perca tempo, assine já!